Como É Realizada A Auditoria Contábil

Transparência e confiabilidade são algumas das características para que uma empresa tenha destaque no mercado. Dessa forma, investidores precisam saber sobre a real situação financeira e econômica das empresas, bem como os empreendedores saberem se sua empresa está cumprindo as normas da contabilidade. Para atender essa necessidade são realizados trabalhos de auditoria contábil, que examina sistematicamente os registros financeiros de uma empresa.

O principal objetivo da auditoria contábil é analisar se as informações constantes nas demonstrações contábeis refletem de maneira correta a situação patrimonial, financeira e econômica da empresa auditada, combatendo fraudes e prevenindo irregularidades. As informações que a auditoria contábil fornece são seguras e transparentes, possibilitando a identificação de falhas nas operações financeiras da empresa.

O processo de auditoria contábil é guiado conforme as diretrizes e normas brasileiras, iniciando com uma reunião da equipe de auditoria, que escolherá a melhor estratégia e especificará os procedimentos de trabalho que serão adotados para obtenção das evidências, de acordo com os critérios mais adequados para cada área. Nessa etapa da auditoria contábil, é muito importante que o auditor possua um entendimento preliminar das operações da empresa e do negócio em que ela atua.

Definidas as estratégias de trabalho, a auditoria contábil coleta informações e documentos da empresa. De posse dessas informações, basicamente o auditor aplicará testes para alcançar a transparência dos registros contábeis. Porém, antes da fase dos testes, a auditoria contábil documenta em detalhes todo o sistema contábil da empresa, bem como seus respectivos controles, objetivando detectar pontos significativos que fortalecem ou enfraquecem o sistema.

Na fase dos testes, o objetivo é determinar se os controles estão sendo cumpridos conforme as normas e verificar se os controles estabelecidos internamente realmente funcionam e, em caso positivo, se funcionam de acordo com as regras prescritas. Essa fase da auditoria contábil envolve etapas como: verificação de financiamentos e empréstimos, verificação da existência de estoques, testes de receitas e despesas, testes de caixa e bancos, verificação dos pagamentos de tributos, entre outras.

Na próxima fase, do teste substantivo, a auditoria contábil executa procedimentos para certificar-se da exatidão dos valores informados nos registros contábeis. Depois analisa os resultados obtidos nos testes e avalia se estão adequados com as demonstrações contábeis e notas explicativas. Chega-se então ao parecer de auditoria, redigido pelo auditor conforme as normas brasileiras de contabilidade.

O parecer de auditoria é o produto final da auditoria contábil, que aponta se realmente as demonstrações contábeis da empresa estão de acordo com as normas prescritas e aspectos legais. Essa opinião do auditor é o que atesta se a empresa está adequada às leis e normas, bem como registra a existência de fraudes, se for o caso, além de confirmar o real patrimônio da empresa.

A auditoria contábil geralmente acontece por força da lei e dos órgãos reguladores, mas pode ser solicitada espontaneamente, tanto por empresas públicas quanto privadas. A opinião do auditor fortalece a empresa junto aos seus sócios, acionistas e investidores.

Entre em contato com a TATICCA, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finanance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.