Como A Auditoria Externa Pode Aumentar O Valor Da Sua Empresa


Em casos de não obrigatoriedade, a real necessidade de um custo com contratação de auditoria ainda gera dúvidas entre os empresários. Nesses casos, um fator que justifica a realização da auditoria externa é a transparência e credibilidade do negócio. O proprietário precisa comprovar a solidez do seu negócio para obter empréstimos e fazer investimentos, por exemplo. E como não aplicar essa importância em empresas que não tem a obrigatoriedade da Lei?

 

O aval da auditoria embasa as informações que a empresa publicou em seus relatórios. Traz credibilidade e dá a oportunidade aos colaboradores de corrigirem possíveis erros e chegarem aos números corretos. Sócios e investidores são mais seguros os com a imparcialidade da auditoria externa. Ao recorrer a financiamentos com instituições financeiras, as taxas de juros e demais condições podem ser melhor negociadas se a empresa apresentar informações auditadas aos bancos.

 

Em casos de expansão nos negócios de uma empresa, a auditoria pode contribuir ao avaliar se existem atividades na empresa que podem ser terceirizadas ou reorganizadas, com benefícios econômicos e condições de manter o foco nas atividades prioritárias da empresa.

 

Se a auditoria for contratada numa relação de parceria, as empresas de menor porte podem se beneficiar desse tipo de consultoria externa de várias maneiras. A primeira delas é uma revisão da organização contábil e práticas contábeis. Além das funções de auditoria de demonstrações financeiras, onde o auditor realiza procedimentos específicos para emitir seu parecer, os auditores podem contribuir com orientações sobre temas contábeis, tributários, trabalhistas, societários e econômicos.

 

Quando se realiza uma avaliação independente da empresa, a auditoria busca identificar as deficiências internas e comunicá-las aos contratantes de seus serviços sem medo de se comprometer ou se prejudicar dentro da empresa. Desta forma, a auditoria é capaz de detectar, por exemplo, problemas na gestão de estoque ou inadequada organização da estrutura hierárquica, que podem indicar que profissionais diferentes podem estar executando tarefas em duplicidade ou desnecessárias. No caso de grandes empresas, a auditoria produz credibilidade junto ao público externo. Para empresas de menor porte, em geral, a auditoria se mostra mais útil para a reorganização interna.

 

Por meio das orientações da auditoria, o empresário e sua equipe podem perceber melhores fluxos de trabalho para se organizarem. Muitas vezes, é comum que empresas menores não tenham ainda métodos bem definidos já estabelecidos para seus procedimentos. O auditor, por meio de sua análise e levantamento de dados, consegue destacar para a área responsável o que é importante e qual a melhor forma de apresentar as informações para investidores, sócios e demais órgãos.

 

Outra grande vantagem da auditoria externa é a possibilidade de detectar riscos em uma fase inicial. Após o levantamento dos dados, se houver algum problema, o empresário e seus colaboradores estarão aptos a adequar a situação rapidamente.

 

Em geral, a auditoria pode estar vinculada a grandes negócios ou crises. Nesse contexto, parece ser algo não agradável. Entretanto, uma auditoria externa pode não só ser feita em um negócio de menor porte, como pode ser extremamente importante para o crescimento sustentável da empresa. Ao definir de forma adequada o que se espera com o trabalho de auditoria, o negócio da empresa pode ter uma elevação importante na qualidade da gestão e por consequência de seu negócio.

 

Entre em contato com a Taticca Allinial Global Brasil, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos, para obter mais informações, pelo site www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. 

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse