CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS


O Centro de Serviços Compartilhados tem como objetivo alinhar e centralizar a execução do trabalho de diferentes áreas de uma empresa, o que possibilita vários benefícios para o negócio. Uma equipe do Centro de Serviços Compartilhados é composta por especialistas em metodologias que visam alto desempenho, aumento da produtividade, economia de recursos, redução de custos, entre outros.

 

Existem vários modelos de Centro de Serviços Compartilhados, dependendo do foco da empresa. Porém, suas características são comuns e podem ser adotadas em todas as áreas, visando padronização de processos e serviços e centralização de trabalhos administrativos.

 

O rateio de despesas é geralmente utilizado para as atividades de natureza “administrativa”, como departamento financeiro, departamento jurídico, RH, propaganda, tecnologia da informação, departamento administrativo, e etc. É comum que uma empresa concentre estas despesas em uma única empresa, ao invés de cada empresa ter o seu próprio departamento administrativo, por exemplo. Este conceito, quando bem aplicado, traz muitos benefícios para as organizações. 

 

A RFB pacificou seu entendimento, na Solução de Divergência nº 23/13, de que o rateio de despesas não é receita para fins de apuração do IRPJ, da CSLL e das contribuições para o PIR e a COFINS, desde que observados alguns requisitos, tais como: (i) critérios de rateio razoáveis e suportados por contrato, (ii) as condições de rateio devem observem critérios objetivos e que os reembolsos ocorram de maneira controlada, deixando assim pouca margem de subjetividade, (iii) as despesas rateadas devem manter os critérios de usualidade, normalidade e necessidade, com base em cada atividade exercida pelas empresas.

 

Caso sua Empresa opte por implementar esta alternativa, podemos auxiliá-los no suporte técnico, análise das despesas que podem ser rateadas, elaboração e revisão de critérios de rateio, dentre outros.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse