BUSINESS PROCESS MODELING E SEUS BENEFÍCIOS


A tecnologia está mudando de forma rápida, e a maneira de viver e trabalhar é afetada por estas mudanças. A maneira de trabalhar do passado pode se tornar obsoleta num piscar de olhos. Conforme os negócios evoluem, a quantidade e a complexidade das operações aumentam e a eficiência e a qualidade não se desenvolvem naturalmente na mesma velocidade ou proporção.

Apesar de toda empresa não precisar ser um ícone de inovação, não se atrasar demais frente às mudanças do mundo corporativo é um importante diferencial. A falta de atualização nos processos traz o caos à vida de muitos gestores em suas operações, devido a fatores como falta de controle, falta de visibilidade, imprevisibilidade e ineficiência, que geram custo aos processos da empresa. Processos não otimizados afetam negativamente a agilidade, produtividade e capacidade de inovação.

Sendo assim, as evoluções nas ferramentas de gestão possibilitam oportunidades de redução de custos com o uso de plataformas de BPM (Business Process Modeling), com o desenho do processo adaptado à realidade de cada empresa e fácil customização e utilização. Algumas delas: customização total dos processos, substituição do e-mail e papel, visibilidade total das atividades e onde estão paradas, independência de TI (qualquer pessoa pode desenhar um processo), redução de custos de operação

Dentro desta modelagem de processos de negócios, o Business Process Modeling se encaixa após o mapeamento de processos. É a visualização gráfica do processo, das suas etapas e das pessoas envolvidas.

Essa modelagem nos processos da empresa pode trazer muitos benefícios. Um deles é o alinhamento das operações com a estratégia de negócios da empresa. É comum os processos não serem conduzidos de acordo com os objetivos e visão da empresa, e o Business Process Modeling proporciona esse alinhamento, maximizando os resultados.

O corte de custos também é um grande benefício trazido pelo Business Process Modeling, que identifica gargalos facilmente, além de suprimir tarefas duplicadas e cortar desperdícios. A metodologia também aumenta o controle dos processos, que funcionam melhor através da representação e criam consistência a partir do controle gerencial e melhoria contínua.

Outro benefício do Business Process Modeling é a melhoria na comunicação, pois as equipes passam a conhecer melhor seus papeis dentro do processo, entendem a importância da sua função no todo e buscam atingir uma performance ideal.

O Business Process Modeling é um facilitador para documentar e disseminar os processos da empresa, alinhando o entendimento entre todos os colaboradores. Compreender e aplicar a metodologia na sua empresa aumentará a produtividade, a satisfação de seus clientes, eficiência de seus processos e a qualidade dos seus produtos e serviços, tudo isso diminuindo custos e desperdícios.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse