BOAS PRÁTICAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD


A LGPD muda de forma relevante a maneira como as empresas lidam com os dados pessoais de seus clientes. Na implementação da LGPD, a empresa precisa do consentimento do titular dos dados para armazenar e tratar essas informações, sem usar de artimanhas enganosas ou ilícitas para obter essa autorização.

 

É importante que na implementação da LGPD, a empresa crie um guia de boas práticas com relação ao cumprimento da Lei, com medidas a serem alinhadas e objetivos alcançados. Isso só será possível após um processo de melhorias englobando políticas de segurança da informação, ou seja, um programa de governança para que a empresa esteja nos conformes com a legislação.

 

Alguns passos são importantes nesse processo, desde o início da implementação da LGPD, para minimizar ou zerar os impactos do tratamento dos dados após as mudanças. Buscar profissionais especializados é um dos mais importantes, como aconselhamento jurídico e também da própria segurança da informação, pois antes de adotar um planejamento estratégico, é necessária a revisão de todos os controles e processos da empresa.

 

Outro auxílio valioso na implementação da LGPD é do consultor, que vai apoiar a empresa em todo o processo de adequação técnica, desde o diagnóstico inicial, mapeamento dos controles atuais para tratamento de dados, identificação dos riscos, recomendações para o plano de ação, até a implantação dos novos controles e escopo documental.

 

Vale lembrar na implementação da LGPD que, os dados armazenados estão entre os ativos mais importantes, principalmente nessa era de transformação digital, e por isso são utilizados como recursos para gerir o negócio. Por esse motivo, também se tornaram alvo de criminosos virtuais e com a aplicação da Lei, dados vazados podem implicar em consequências sérias, não somente financeiras, mas também o comprometimento da credibilidade da empresa.

Para se criar boas práticas na implementação da LGPD, é preciso entender o papel da Lei e como ela afeta os processos de segurança da informação na empresa. Se a sua empresa não ainda está preparada para atender aos requisitos da Lei com boas práticas de segurança de dados, é hora de buscar um profissional especializado para acelerar o processo.

 

A LGPD já está em vigor e impactando o mercado brasileiro como um todo. Se sua empresa ainda não fez a implementação da LGPD entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que possui equipe multidisciplinar qualificada e experiente, ferramentas e metodologia para consultoria em LGPD e também implementação, de forma objetiva e assertiva, com: orientação e treinamento, diagnóstico, análise de contratos de colaboradores, análise de contratos de fornecedores, análise de políticas internas, análise de contratos de prestação de serviço ou venda de produtos, adaptação de contratos atendendo à LGPD, mapeamento de dados, implementação do canal de atendimento, elaboração de política de privacidade, documentação pré-formatada com todos os requerimentos da LGPD.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse