BENEFÍCIOS DE UM SERVIÇO DE AUDITORIA INTERNA PARA UMA EMPRESA


A auditoria interna expande a gama de tarefas na direção de sistemas de controle, gestão de risco, governança corporativa. É uma atividade que fornece garantia e assessoria independente e objetiva, com o objetivo de agregar valor e melhorar o desempenho de uma organização.

 

Além de ajudar a organização a atingir seus objetivos, adotando uma abordagem sistemática e consistente para avaliar e melhorar a eficácia da gestão de riscos, controle e gestão de processos, a auditoria interna também é entendida como uma análise objetiva das evidências de auditoria disponíveis a fim de fornecer uma avaliação independente dos processos de governança corporativa, gestão de riscos e controle na organização.

 

Os serviços de auditoria interna são entendidos como atividades de prestação de conselhos e recomendações ao cliente, cuja natureza e conteúdo são acordados com ele, visando auxiliar e melhorar os processos de governança corporativa, gestão e controle de riscos, excluída a assunção de responsabilidades por auditores internos para decisões de gestão.

 

A auditoria interna realiza suas atividades voltadas ao interesse dos usuários internos da informação como diretoria executiva, conselho, proprietário. Com relação aos objetivos da sua função, podem variar dependendo do tamanho, estrutura da organização e requisitos de gestão, geralmente, envolvem: 1) Revisão de conformidade. 2) Revisão das atividades operacionais. 3) Gerenciamento de riscos. 4) Monitoramento do sistema de controle interno. 5) Governança corporativa. 6) Estudo de informações financeiras e operacionais.

 

A oportunidade de se criar um serviço de auditoria interna se deve a fatores como o estágio do ciclo de vida da empresa, sua escala, o grau de formalização dos processos, o papel do proprietário na gestão. Nos estágios iniciais do ciclo de vida de uma empresa, via de regra, os proprietários estão diretamente envolvidos no processo de gestão, os processos não são formalizados, seu controle é situacional e os sistemas completos de gestão e controle não foram desenvolvidos.

 

Nessas condições, a área de assunto da auditoria interna acaba sendo muito restrita, mas à medida que a empresa se desenvolve e se diversifica, sua escala cresce, a dimensão e a complexidade das tarefas de gestão aumentam, a gama de riscos se expande, processos regulares são formalizados, gestão descentralizada e formalizada, controles e gestão de riscos são construídos. Avaliação de riscos e eficiência operacional, monitoramento de sistemas de controle, etc. estão se tornando relevantes. Nessas circunstâncias, a auditoria interna torna-se uma ferramenta de gestão muito útil.

Com um serviço de auditoria interna devidamente organizado, a empresa recebe benefícios tangíveis, possuindo uma divisão permanente focada na avaliação e melhoria de seu desempenho, ou seja, fazendo isso não de vez em quando, mas continuamente, sistematicamente e consistentemente. Este trabalho contínuo permite aos auditores aprofundar as suas características, as especificidades das suas atividades e gestão, realizar avaliações mais precisas e detalhadas, dar recomendações mais valiosas, acompanhar o andamento da sua implementação, já que a auditoria abrange áreas temáticas de extrema importância do ponto de vista do cumprimento dos objetivos da empresa.

 

Os dados da auditoria interna possuem maior grau de confiabilidade e podem ser utilizados pela gerência executiva na gestão da organização. A presença de um bom serviço de auditoria interna pode ser um ótimo sinal para investidores, credores ou clientes em potencial.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse