A
auditoria interna expande a gama de tarefas na direção de sistemas de controle,
gestão de risco, governança corporativa. É uma atividade que fornece garantia e
assessoria independente e objetiva, com o objetivo de agregar valor e melhorar
o desempenho de uma organização.
Além de
ajudar a organização a atingir seus objetivos, adotando uma abordagem
sistemática e consistente para avaliar e melhorar a eficácia da gestão de
riscos, controle e gestão de processos, a auditoria interna também é entendida
como uma análise objetiva das evidências de auditoria disponíveis a fim de
fornecer uma avaliação independente dos processos de governança corporativa,
gestão de riscos e controle na organização.
Os
serviços de auditoria interna são entendidos como atividades de prestação de
conselhos e recomendações ao cliente, cuja natureza e conteúdo são acordados
com ele, visando auxiliar e melhorar os processos de governança corporativa,
gestão e controle de riscos, excluída a assunção de responsabilidades por
auditores internos para decisões de gestão.
A
auditoria interna realiza suas atividades voltadas ao interesse dos usuários
internos da informação como diretoria executiva, conselho, proprietário. Com
relação aos objetivos da sua função, podem variar dependendo do tamanho,
estrutura da organização e requisitos de gestão, geralmente, envolvem: 1)
Revisão de conformidade. 2) Revisão das atividades operacionais. 3)
Gerenciamento de riscos. 4) Monitoramento do sistema de controle interno. 5)
Governança corporativa. 6) Estudo de informações financeiras e operacionais.
A
oportunidade de se criar um serviço de auditoria interna se deve a fatores como
o estágio do ciclo de vida da empresa, sua escala, o grau de formalização dos
processos, o papel do proprietário na gestão. Nos estágios iniciais do ciclo de
vida de uma empresa, via de regra, os proprietários estão diretamente
envolvidos no processo de gestão, os processos não são formalizados, seu
controle é situacional e os sistemas completos de gestão e controle não foram
desenvolvidos.
Nessas
condições, a área de assunto da auditoria interna acaba sendo muito restrita,
mas à medida que a empresa se desenvolve e se diversifica, sua escala cresce, a
dimensão e a complexidade das tarefas de gestão aumentam, a gama de riscos se
expande, processos regulares são formalizados, gestão descentralizada e
formalizada, controles e gestão de riscos são construídos. Avaliação de riscos
e eficiência operacional, monitoramento de sistemas de controle, etc. estão se
tornando relevantes. Nessas circunstâncias, a auditoria interna torna-se uma
ferramenta de gestão muito útil.
Com um
serviço de auditoria interna devidamente organizado, a empresa recebe
benefícios tangíveis, possuindo uma divisão permanente focada na avaliação e
melhoria de seu desempenho, ou seja, fazendo isso não de vez em quando, mas
continuamente, sistematicamente e consistentemente. Este trabalho contínuo permite
aos auditores aprofundar as suas características, as especificidades das suas
atividades e gestão, realizar avaliações mais precisas e detalhadas, dar
recomendações mais valiosas, acompanhar o andamento da sua implementação, já
que a auditoria abrange áreas temáticas de extrema importância do ponto de
vista do cumprimento dos objetivos da empresa.
Os
dados da auditoria interna possuem maior grau de confiabilidade e podem ser
utilizados pela gerência executiva na gestão da organização. A presença de um bom
serviço de auditoria interna pode ser um ótimo sinal para investidores,
credores ou clientes em potencial.
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