AUDITORIA EXTERNA E AUDITORIA INTERNA NA PERSPECTIVA DE COMPLEMENTARIEDADE


Ainda que a auditoria externa e auditoria interna tenham âmbitos e objetivos diferentes, ambas se complementam, contribuindo com o trabalho como um todo e gerando credibilidade e transparência na visão dos investidores e acionistas, bem como dos gestores.

A importância auditoria externa e auditoria interna é indiscutível no contexto empresarial moderno, pois ambas desempenham papéis cruciais na garantia da transparência, integridade e eficiência das operações de uma organização. A auditoria interna é responsável por avaliar e monitorar os controles internos, processos operacionais e gerenciais, identificando áreas de melhoria, minimizando riscos e promovendo a conformidade com políticas e regulamentos internos e externos. Por outro lado, a auditoria externa é conduzida por uma entidade independente e tem como objetivo principal fornecer uma opinião imparcial sobre as demonstrações financeiras da empresa, assegurando sua conformidade com as normas contábeis e regulamentações aplicáveis.

Enquanto a auditoria interna é voltada para o aprimoramento dos processos internos e a mitigação de riscos, a auditoria externa confere credibilidade e confiança às informações financeiras divulgadas para stakeholders externos, como investidores, credores e órgãos reguladores. A combinação dessas duas formas de auditoria é essencial para garantir a eficácia dos controles internos e externos, promover a governança corporativa e assegurar a prestação de contas da organização perante seu ambiente interno e externo. Em conjunto, essas práticas de auditoria fornecem uma visão abrangente da saúde financeira e operacional da empresa, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e na manutenção da confiança dos stakeholders.

RELAÇÃO ENTRE AUDITORIA EXTERNA E INTERNA

A auditoria interna é um meio de avaliar a eficácia dos controles internos de uma empresa. A manutenção de um sistema efetivo de controles internos é vital para alcançar os objetivos comerciais de uma empresa, obtendo relatórios financeiros confiáveis​​ sobre suas operações, prevenindo a fraude e a apropriação indevida de seus ativos e minimizando seu custo de capital. Ambas,  a auditoria independente e a auditoria interna contribuem para o sistema de auditoria de uma empresa de formas diferentes, mas importantes.

Ter uma auditoria eficaz é importante para uma empresa, pois permite que ela atinja seus diversos objetivos corporativos. Os processos de negócios precisam de várias formas de controles internos para facilitar a supervisão e monitoramento, prevenir e detectar transações irregulares, medir o desempenho contínuo, manter registros comerciais adequados e promover a produtividade operacional. A auditoria interna analisa o design dos controles internos e sugere melhorias informais, além de documentar quaisquer irregularidades materiais e permitir uma investigação mais aprofundada pela administração, se isso for justificado nas circunstâncias.

A auditoria interna ajuda uma organização a atingir seus objetivos por meio de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Esta definição é mundialmente reconhecida e aceita, sendo divulgada pelo Instituto de Auditores Internos (Institute of Internal Auditors – IIA), representado no Brasil pelo IIA Brasil.

Já a auditoria externa avalia o risco de distorção relevante nos relatórios financeiros de uma empresa. Sem um sistema de controles internos ou um sistema de auditoria, uma empresa não seria capaz de criar relatórios financeiros confiáveis ​​para fins internos ou externos. Assim, não seria capaz de determinar como alocar seus recursos nem de saber qual dos seus segmentos ou linhas de produtos são lucrativos e quais não são. Além disso, não consegueria gerenciar seus assuntos, pois não teria a capacidade de contar o status de seus ativos e passivos e seria tornaria não dependente do mercado devido à sua incapacidade de produzir consistentemente seus bens e serviços de forma confiável. Consequentemente, um sistema de auditoria independente é crucial na prevenção de distorções debilitantes nos registros e relatórios de uma empresa.

A auditoria interna atende um papel importante para as empresas na prevenção de fraudes. A análise recorrente das operações de uma empresa e a manutenção de sistemas rigorosos de controles internos podem prevenir e detectar várias formas de fraude e outras irregularidades contábeis. Os profissionais de auditoria interna auxiliam na concepção e modificação de sistemas de controle interno com o objetivo de incluir, entre outras coisas, a prevenção de fraudes. Uma parte importante da prevenção pode ser dissuasora, e se uma empresa é conhecida por ter um sistema de auditoria ativo e diligente, a reputação por si só pode impedir que um empregado ou vendedor tente um esquema para defraudar a empresa.

O custo do capital é importante para todas as empresas, independentemente do seu tamanho. O custo do capital é amplamente composto pelo risco associado a um investimento, e se um investimento tiver mais risco, um investidor exigirá uma maior taxa de retorno para investir. A auditoria independente forte pode reduzir várias formas de risco em uma empresa, incluindo seu risco de informação (o risco de distorção relevante no relatório financeiro), o risco de fraude e apropriação indevida de ativos, bem como o risco de gerenciamento subótimo devido à insuficiência de informações sobre sua operações.

IMPORTÂNCIA DA INDEPENDÊNCIA DO AUDITOR

O objetivo principal de uma auditoria independente é fornecer aos acionistas da empresa uma opinião especializada e independente sobre se as contas anuais da empresa refletem uma visão verdadeira e justa da posição financeira da empresa. A independência é o principal meio pelo qual um auditor demonstra que ele pode realizar sua tarefa de forma objetiva.

O auditor deve ser independente da empresa cliente, de modo que a opinião da auditoria não seja influenciada por qualquer relação entre eles. Espera-se que o auditor dê uma opinião profissional imparcial e honesta sobre as demonstrações financeiras aos acionistas. Pode-se argumentar que, a menos que sejam implementadas medidas adequadas de governança corporativa, uma auditoria independente pode chegar a pareceres e julgamentos de auditoria fortemente influenciados pelo desejo de manter boas relações com a empresa cliente. Se isso acontecer, os auditores não podem mais ser ditos independentes e os acionistas não podem confiar em sua opinião.

As empresas de contabilidade às vezes praticam taxas de auditoria definidas em valores menores do que a taxa de mercado e compensam o déficit, fornecendo serviços que não sejam de auditoria independente, como consultoria de gestão e assessoria fiscal. Como resultado, algumas empresas de auditoria também têm interesses comerciais para proteger. Isso suscita preocupações de que os interesses do auditor para proteger os acionistas de uma empresa e seus interesses comerciais podem entrar em conflito entre si.

A profissão de auditoria independente reconheceu as seguintes ameaças à independência do auditor, muitas das quais estão ligadas à prestação de serviços que não sejam de auditoria:

  • Ameaça de interesse próprio: quando um auditor é financeiramente dependente do cliente de auditoria ou quando um auditor ou alguém intimamente associado a ele tem interesse financeiro ou de outra natureza no cliente de auditoria. O auditor também depende da gestão da empresa para garantir a sua reeleição como auditor.
  • Ameaça de familiaridade: a relação entre o auditor e o cliente é de longa data ou de outra forma é tão familiar que o auditor se envolve em aconselhar o cliente ou atuar em função de gerenciamento.
  • Perigo de auto-avaliação: é requerido um julgamento do auditor que exige que o trabalho anterior da empresa (seja auditado ou não auditado) seja questionado ou reavaliado.
  • A ameaça de confiança: o auditor torna-se muito confiante de diretores e gerentes, impedindo assim um teste adequado de informações de gerenciamento e representações.
  • A ameaça de intimidação: o auditor é intimidado por pressões reais ou potenciais do cliente ou outra parte.
  • A ameaça de defesa: o auditor se envolve na promoção ou defesa dos interesses do cliente.

A necessidade de independência surge porque, em muitos casos, usuários de demonstrações financeiras e outros terceiros não possuem informações ou conhecimentos suficientes para entender o que está contido nas contas anuais de uma empresa. Assim, eles dependem da avaliação da auditoria independente. A confiança pública nos mercados financeiros e a condução de entidades de interesse público dependem em parte da credibilidade dos pareceres e relatórios dos auditores em relação à auditoria financeira.

ASPECTOS SOBRE A OPINIÃO DA AUDITORIA FINANCEIRA INDEPENDENTE

A auditoria financeira geralmente é realizada por empresas de contadores e auditores, especialistas em relatórios financeiros. A auditoria financeira é uma das muitas funções de garantia oferecidas pelas empresas de contabilidade e auditoria. Muitas organizações contratam auditores internos, que não atestam relatórios financeiros, mas se concentram principalmente nos controles internos da organização. Os auditores externos podem optar por uma dependência limitada do trabalho dos auditores internos. A auditoria independente promove transparência e precisão nas divulgações financeiras feitas por uma organização.

Uma auditoria independente é conduzida para fornecer uma opinião, se as demonstrações financeiras são declaradas de acordo com os critérios especificados. Normalmente, os critérios são padrões internacionais de contabilidade, embora a auditoria independente possa realizar auditorias de demonstrações financeiras preparadas usando a base de caixa ou outra base de contabilidade apropriada para a organização. Ao fornecer uma opinião se as demonstrações financeiras são razoavelmente estabelecidas de acordo com as normas contábeis, a auditoria independente reúne provas para determinar se as declarações contêm erros materiais ou outras distorções.

A opinião da auditoria independente destina-se a fornecer uma garantia razoável, mas não uma garantia absoluta, de que as demonstrações financeiras são apresentadas de forma justa, em todos os aspectos relevantes, e/ou dar uma visão verdadeira e justa de acordo com o quadro de relatórios financeiros.

O objetivo de uma auditoria independente é fornecer um exame objetivo das informações financeiras, o que aumenta o valor e credibilidade das demonstrações contábeis produzidas pela administração, aumentando a confiança dos usuários no demonstrativo financeiro e reduzindo o risco do investidor.

De acordo com as normas de auditoria do Brasil e internacionais, a auditoria independente deve divulgar uma opinião das demonstrações financeiras gerais no relatório do auditor. A auditoria independente pode liberar três tipos de declarações além de uma opinião não qualificada/não modificada.

Uma opinião qualificada é que as demonstrações financeiras são apresentadas de forma justa em todos os aspectos relevantes de acordo com as normas de contabilidade no Brasil e as internacionais, exceto por uma distorção relevante que, no entanto, não afeta de forma generalizada a capacidade do usuário de confiar nas demonstrações financeiras.

Uma opinião qualificada fornecida pela auditoria independente, também pode ser emitida para uma limitação de escopo que é de significado limitado. Além disso, o auditor pode, em vez disso, emitir um aviso legal, porque há evidências insuficientes e adequadas para formar uma opinião ou por falta de independência. Em um aviso legal, o auditor explica os motivos da retenção de uma opinião e indica explicitamente que nenhuma opinião é expressa.

Finalmente, uma opinião de auditoria adversa é emitida quando as demonstrações financeiras não se apresentam razoavelmente e afetam materialmente as demonstrações contábeis em geral. No relatório de um auditor adverso, a auditoria independente deve explicar a natureza e o tamanho da distorção e declarar a opinião de que as demonstrações financeiras não se apresentam de acordo com as normas de contabildiade no Brasil e internacionais.

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA EXTERNA NA DETECÇÃO DE FRAUDES

A auditoria externa, também conhecida como auditoria independente ou auditoria contábil, é vista como serviço de extrema importância dentro das empresas, principalmente porque as fraudes crescem na mesma velocidade das tecnologias.

O objeto da auditoria externa(auditoria independente ou auditoria contábil), que compreende o exame dos elementos do patrimônio, a partir de normas e procedimentos aprovados pelos órgãos reguladores, tem como uma das principais funções promover análises sobre fraudes.

Por diversos fatores, desde a facilidade em fraudar documentos até pela falta de fiscalização, diariamente empresas de todos os portes são alvos de algum tipo de fraude. Como a auditoria externa investiga em profundidade e entende os fatos ocorridos, a contratação de um profissional de auditoria vem se tornando uma prática habitual dentro da gestão das empresas.

Por isso, alguns estudiosos da área consideram a detecção de fraudes um dos principais objetivos de um processo de auditoria externa. Nesse contexto, o profissional que realizará a auditoria externa, precisa obter várias informações para certificar-se das opiniões e conclusões que surgirão a partir do seu trabalho. Basicamente, ele executará a conferência dos registros contábeis para confirmar sua veracidade.

Através desse processo, a auditoria externa, além de verificar as contas e registros financeiros da empresa, também garante a correta prestação de contas do patrimônio. Em caso de descoberta de fraudes, ela verifica qual a sua dimensão e sugere melhorias nos controles objetivando impedir que outras fraudes venham a ocorrer no futuro.

Atualmente, os fatores citados acima vêm expondo empresas públicas e privadas a ocorrência de fraudes, o que requer um trabalho sério dos profissionais da área, fazendo com que a auditoria externa atue cada vez mais em torno da detecção e prevenção das mesmas.

A relação entre auditoria externa e interna é fundamental para garantir a transparência, integridade e eficácia dos processos de uma organização. Enquanto a auditoria interna foca na avaliação e monitoramento contínuo dos controles internos, riscos e processos operacionais dentro da empresa, a auditoria externa é conduzida por uma entidade independente, geralmente uma firma de contabilidade externa, e visa fornecer uma opinião imparcial sobre as demonstrações financeiras da organização, assegurando sua conformidade com as normas e regulamentos contábeis aplicáveis. Essas duas formas de auditoria são complementares, pois a auditoria interna fornece informações valiosas para aprimorar os processos internos e minimizar os riscos, enquanto a auditoria externa confere credibilidade e confiança às informações financeiras divulgadas para stakeholders externos, como investidores, credores e órgãos reguladores. Juntas, essas práticas de auditoria desempenham um papel essencial na promoção da governança corporativa e na garantia da prestação de contas da organização perante seu ambiente interno e externo.

Entre em contato com a TATICCA Allinial Global, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse