Auditoria E Consultoria – Qual A Diferença

Auditoria e consultoria são dois segmentos confundidos no âmbito empresarial. Embora trabalhem de forma similar, o serviço de auditoria é diferente do serviço de consultoria. Entenda abaixo a diferença:

Auditoria

A auditoria analisa as demonstrações financeiras e verifica se os registros realizados refletem a realidade da empresa. É utilizada por empresas de capital aberto para certificar aos acionistas a integridade dos lançamentos contábeis.

É função da auditoria avaliações de procedimentos e transações que impactem nas demonstrações financeiras. Diferente da consultoria, a auditoria não atua nas áreas operacionais da empresa, como por exemplo em uma área de estoques ou de recursos humanos. Ela atende as áreas apenas contabilmente.

Ao contratarem a auditoria, as empresas esperam que os auditores analisem e validem as informações financeiras, se as operações realizadas cumprem normas e políticas internas e também garantam se as aplicações dos recursos realmente foram benéficas para a empresa.

Um trabalho de auditoria é construído por etapas, que compreendem, principalmente, mapeamento dos processos, identificação dos riscos e dos controles internos existentes para minimizar esses riscos, testes dos controles internos e obtenção de evidências, para que então o auditor possa formar sua opinião e também apresentar contribuições para melhorias.

Consultoria

A consultoria analisa todas as áreas da empresa, conforme contrato de serviço acordado com a empresa solicitante. Com uma visão mais abrangente, diferente da auditoria, ela identifica na prática possíveis distorções e sugere correções para melhor lucratividade e segurança no âmbito operacional.

Os serviços de consultoria processam e interpretam dados relacionados com a gestão do negócio. Sendo assim, diferente da auditoria, elas ajudam as empresas com soluções estratégicas relacionadas às operações. Além de levantar informações relevantes, a consultoria também faz um diagnóstico da realidade da empresa e sugere mudanças e estratégias para melhorias.

Assim como a auditoria, a consultoria pode ser interna ou externa, onde as internas são realizadas por funcionários da própria empresa e as externas por empresas especializadas.

Apesar dessas diferenças, tanto a auditoria quanto a consultoria têm em seu rol de objetivos a preocupação de realizar um serviço de qualidade que auxilie a empresa na solução de seus problemas e forneça sugestões para a melhor forma de gestão.

Entre em contato com a TATICCA Auditores Independentes para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 30623000 e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.