AUDITORIA DO TERCEIRO SETOR COMO FORTALECEDORA DE GESTÃO


Organização é fundamental para o crescimento de uma empresa. Fluxos de trabalho, por exemplo, devem estar devidamente alinhados entre as equipes e a linha de produção. Dessa forma, é garantida a qualidade e a entrega de um produto ou serviço. Da mesma forma, os balanços contábeis da companhia também demandam essa organização, para garantir relatórios transparentes, sólidos e úteis à governança corporativa.

A definição de auditoria contábil

Antes de abordarmos especificamente a auditoria do terceiro setor, é importante entender a auditoria contábil como o processo de verificação de balanços e demonstrações contábeisConsiste em analisar e avaliar se os números da empresa refletem a verdadeira situação patrimonial, financeira e econômica. Por isso, traz benefícios importantes para administradores e donos de empresa. Tais vantagens que jamais devem ser negligenciadas, pois são fundamentais para a segurança do negócio.

O primeiro e maior benefício da auditoria é o apontamento de inconsistências nas demonstrações contábeis. Erros nestes números são perigosos, pois podem resultar em problemas perante a Justiça, como fraude e o não pagamento de impostos devidos. Tendo ciência dos erros, o empresário pode solicitar à equipe da área financeira para corrigir as falhas.

A importância da auditoria para o terceiro setor é indiscutível, pois desempenha um papel fundamental na garantia da transparência, confiabilidade e eficiência das organizações sem fins lucrativos. O terceiro setor engloba uma variedade de instituições, como organizações não governamentais, entidades filantrópicas, associações e fundações, que têm como objetivo principal promover o bem-estar social, ambiental, cultural ou econômico.

Principais etapas da auditoria contábil

Em poucas palavras, o principal objetivo da auditoria contábil é examinar as informações contidas nas demonstrações financeiras de uma empresa. O objetivo desse processo é revisar os documentos financeiros de uma empresa, a fim de se ter uma visão atualizada e verdadeira da situação contábil, para determinar sua razoabilidade.

Ao realizar um trabalho de auditoria contábil para uma empresa, existem certas etapas e fases que são seguidas pelos profissionais e não é diferente na auditoria do terceiro setor. A primeira fase é a do planejamento, quando são estabelecidas as relações entre os auditores e a empresa auditada, para determinar questões como escopo e objetivos. É realizado um esboço da situação da empresa, sobre sua organização, sistema contábil, controles internos, estratégias e outros elementos que permitem ao auditor preparar o programa de auditoria que será executado. Nessa etapa também são desenvolvidas também análises preliminares, análises de riscos, conhecimento e compreensão da atividade da empresa.

A próxima fase é a fase de execução.. Além disso, nessa fase também são detectados possíveis falhas, quando os resultados dos testes são avaliados e as descobertas são identificadas.

Em seguida, são elaboradas as conclusões e recomendações para finalmente comunicá-las à liderança da empresa. É a fase de finalização e preparação do relatório de auditoria, que deve conter, em primeiro lugar, a opinião sobre as demonstrações financeiras da área administrativa auditada. Deve conter também as conclusões e recomendações resultantes da auditoria, detalhando os achados de forma clara e simples.

Por que fazer Auditoria Contábil

A auditoria contábil analisa de forma minunciosa os documentos contábeis, conferindo se as demonstrações financeiras são compatíveis com a situação financeira, bem como também confere se os princípios contábeis são respeitados. Realizar uma auditoria do terceiro setor é essencial, já que é um processo que assegura a precisão dos registros, prevenindo irregularidades ou fraudes.

Ainda que a empresa não faça parte do rol da obrigatoriedade, há muitas vantagens na busca pela auditoria contábil. Além do conhecimento da real situação da empresa, a capacidade de acompanhar as finanças de maneira mais detalhada colabora com planejamentos e projeções de cenários futuros.

Importante destacar que, para se obter resultados satisfatórios com a auditoria contábil, é essencial que se tenha apoio de um contador profissional, com conhecimento nas normas nacionais e internacionais de contabilidade e competência para acompanhar suas atualizações constantes.

O planejamento para os trabalhos da auditoria do terceiro setor

Para a realização de uma satisfatória auditoria contábil, inclusive na auditoria do terceiro setor, é necessário contar com profissionais experientes. O auditor contábil deve possui um conhecimento prévio sobre o negócio exercido pela empresa, assim como sua organização, legislação aplicável, entre outros fatores. Dessa forma, deve estar à disposição deste profissional os dados necessários para a obtenção das informações. Entre os pontos a serem considerados para a realização da auditoria, estão:

  • A natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados;
  • A necessidade de atender os prazos estabelecidos pelo próprio órgão ou por terceiros;
  • A execução individual ou em conjunto com outros órgãos.

O número de entidades de terceiro setor tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. O terceiro setor inclui organizações voluntárias e comunitárias, entidades sociais, mútuas e cooperativas, ou seja, sem fins lucrativos. Em contrapartida, também houve um acentuado crescimento de organizações de filantropia para desvio e lavagem de dinheiro público. Diante disso, percebe-se a importância da auditoria do terceiro setor como ferramenta para ajudar a gestão na fiscalização das normas e políticas.

A auditoria do terceiro setor é uma exigência que pode ser estatutária ou legal, vinda de financiadores ou Poder Público, ou até mesmo por liberalidade do corpo diretivo.

A auditoria do terceiro setor deve ser feita por auditores independentes, habilitados no CRC – Conselho Regional de Contabilidade e em alguns casos também registrados na CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Diante da crescente regulamentação para estas entidades e por suas operações assemelharem-se às das empresas em geral, a auditoria do terceiro setor se tornou uma ferramenta de grande valia para a sua gestão, seja ela de qualquer porte, já que as possíveis contingências trazidas por riscos de gestão, fiscais, financeiros e trabalhistas também existem nestas organizações.

A contabilidade do terceiro setor obedece aos princípios de contabilidade (Lei nº 6404/76, alterada pela Lei nº 11638/2007), ITG 2002 (Resolução nº 1409/2012), NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, ou às normas completas do IFRS. O Decreto Lei nº 8.242/2014 especifica que as entidades filantrópicas estão obrigadas a passar suas contas sob o crivo de uma auditoria do terceiro setor.

A contabilidade tem um papel fundamental no terceiro setor, seja para demonstrar com clareza as atividades, quanto para comprovar idoneidade financeira no caso de recebimento de recursos públicos. Além disso, estas entidades também precisam comprovar que estão aptas à isenção dos impostos. Quanto são recebidos recursos privados, normalmente são exigidas contrapartidas e as demonstrações contábeis precisam ser aprovados por auditores independentes. Com a auditoria do terceiro setor, um auditor expressará uma opinião formal sobre as contas da entidade e examinará as demonstrações contábeis, validando se representam de forma adequada a situação financeira e patrimonial da organização.

Na auditoria do terceiro setor, também é relevante a auditoria interna, em que são avaliados os controles internos, objetivando verificar e validar as operações, identificando erros e/ou fraudes e sugerindo melhorias para evita-los. Essa auditoria também fornece maior credibilidade à organização, pois estabelece planos de controle através de métodos que avaliam e otimizam os processos. A auditoria de terceiro setor tem a finalidade de auxiliar a gestão no cumprimento das responsabilidades e suas obrigações.

Com o aumento da fiscalização sobre as entidades de terceiro setor, a auditoria do terceiro setor se tornou uma ferramenta de grande valia para a sua gestão, seja ela de qualquer porte, já que as possíveis contingências trazidas por riscos de gestão, fiscais, financeiros e trabalhistas também existem nestas organizações.

A contabilidade do terceiro setor obedece aos princípios de contabilidade (Lei nº 6404/76, alterada pela Lei nº 11638/2007), ITG 2002 (Resolução nº 1409/2012), NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, ou às normas completas do IFRS. O Decreto Lei nº 8.242/2014 especifica que as entidades filantrópicas estão obrigadas a passar suas contas sob o crivo de uma auditoria externa do terceiro setor.

Na auditoria do terceiro setor, são identificadas várias situações que trazem reflexos financeiros negativos. Por isso, quanto maior a qualidade dos controles internos nas entidades, maior a segurança de suas ações. É a auditoria do terceiro setor que traz a oportunidade de testar e avaliar os procedimentos da entidade, bem como seus reflexos. Essa importância dos controles internos tem sido motivo de procura das entidades também para os serviços de auditoria interna.

O mais importante é que, ainda que as novas regulamentações para o setor estabeleceram critérios claros e objetivos para a prestação do serviço beneficente, também trouxeram obrigações contábeis e acessórias para que a isenção tributária seja mantida. Neste caso, não é mais suficiente que a entidade preste serviços assistenciais de qualidade, mas também precisa manter controles adequados e escrituração contábil impecável. Por isso a importância da auditoria do terceiro setor.

Entidades que tem dificuldade na obtenção de certidões negativas de débitos tributários, por exemplo, normalmente são produto de falhas nos registros contábeis ou em prestações de contas incorretas. A auditoria do terceiro setor adequa as rotinas contábeis da entidade para que a mesma aproveite as oportunidades da legislação.

Os trabalhos realizados pela auditoria do terceiro setor também tem como objetivo o fortalecimento dos controles, trazendo credibilidade e transparência para a entidade, através da validação dos valores apresentado nas demonstrações financeiras. Também audita as rotinas e procedimentos do RH, integra a área contábil com a área social, verifica sistemas de tecnologia e valida prestações de contas.

Auditoria do terceiro setor como instrumento de transparência

“Organizações do terceiro setor” é um termo usado para descrever a gama de organizações que não fazem parte do setor público nem do setor privado. Inclui organizações voluntárias e comunitárias como associações, grupos de autoajuda e grupos comunitários, empresas sociais, mútuas e cooperativas. E como qualquer empresa, também são acompanhadas pela auditoria do terceiro setor.

Com o crescimento das organizações do terceiro setor, há uma percepção positiva pelos doadores e interessados naquelas que são transparentes à sociedade. Isso porque na prática, poucas entidades divulgam suas demonstrações financeiras ao público, o que tem mudado com o tempo, dadas as regulamentações e normas direcionadas a essas entidades que exigem a auditoria do terceiro setor, propiciando maior índice de divulgações das suas demonstrações contábeis.

É preciso então entender a relevância que a auditoria do terceiro setor pode trazer às entidades sem fins lucrativos, visto que agrega credibilidade à imagem da organização. Já é consolidada a opinião de especialistas de que a auditoria do terceiro setor proporciona maior grau de confiabilidade aos usuários das demonstrações contábeis.

Muitas organizações do terceiro setor já criaram consciência do valor que o trabalho da auditoria traz à organização e contratam o serviço, entendendo que a auditoria do terceiro setor, além de contribuir para a credibilidade das demonstrações contábeis, também contribui para a melhoria dos controles internos e agrega conceitos de governança corporativa.

Os trabalhos realizados pela auditoria do terceiro setor também tem como objetivo o fortalecimento dos controles, trazendo credibilidade e transparência para a entidade, através da validação dos valores apresentado nas demonstrações financeiras. Também audita as rotinas e procedimentos do RH, integra a área contábil com a área social, verifica sistemas de tecnologia e valida prestações de contas.

Em um contexto onde a confiança e a credibilidade são essenciais para angariar recursos e colaboradores, a realização de auditorias oferece uma validação externa dos processos financeiros e operacionais das entidades do terceiro setor. Essa prática não apenas tranquiliza doadores, patrocinadores e parceiros, mas também ajuda a proteger a reputação da organização.

Uma auditoria bem conduzida não se limita apenas a verificar se os registros contábeis estão corretos, mas também avalia a conformidade com leis e regulamentos aplicáveis, analisa a eficácia dos controles internos e avalia o impacto das atividades da organização. Isso contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis, garantindo que sejam direcionados de maneira adequada para alcançar os objetivos sociais propostos.

É importante ressaltar que a transparência e a prestação de contas são valores essenciais para o terceiro setor, pois contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nesse sentido, as auditorias não apenas atendem a requisitos legais e regulatórios, mas também promovem uma cultura organizacional baseada na integridade, responsabilidade e confiança.

Em resumo, a realização de auditoria do terceiro setor é uma prática imprescindível, pois fortalece a gestão das organizações sem fins lucrativos, aumenta a confiança dos stakeholders e contribui para o alcance de seus objetivos sociais. Ao investir em processos de auditoria robustos e transparentes, as entidades do terceiro setor reafirmam seu compromisso com a eficácia, a ética e o impacto positivo na comunidade.

A TATICCA realiza auditoria e emite relatórios sobre as demonstrações financeiras e demais relatórios das entidades do terceiro setor, em observância às orientações do Conselho Federal de Contabilidade – CFC e das próprias entidades. Entre em contato para saber mais sobre os aspectos práticos da auditoria do terceiro setor.

Entre em contato com a TATICCA Allinial Global Brasil, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

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