O termo processo
de auditoria pode soar sinônimo de auditoria
de processos, mas são diferentes. Um processo de auditoria é uma série de
etapas seguidas para realizar auditorias em quaisquer certificações de
conformidade. Cada um deles tem sua própria série de etapas. Auditores e
equipes especialmente treinados são as únicas pessoas capazes e autorizadas a
fazê-lo.
Já uma auditoria de processos é uma série de
etapas a serem seguidas ao auditar e analisar um processo de negócios em uma
organização. Ao contrário dos padrões de certificação, a maioria dos processos
de negócios segue um método comum de funcionamento.
Você já se
perguntou por que alguns processos básicos de negócios em sua empresa são lentos
e complicados? Geralmente até mesmo processos habituais, como solicitações de
compra, integração de funcionários, solicitações de acesso, apresentam um nível
básico de má gestão. É chegada a hora de uma auditoria de processos.
Um dos motivos mais
comuns para processos ineficientes é a falha em examiná-los e simplificá-los.
Uma vez feita a documentação de um processo, os chefes de departamento e
funcionários tendem a deixar o processo sem supervisão. A menos que haja algo
seriamente errado com um processo, nunca são feitas tentativas de melhorá-lo. Os
processos constituem o núcleo de qualquer negócio. Com uma auditoria de processos, você recebe sugestões para que seu núcleo
opere com alta eficiência, permitindo um processamento rápido e saltos assertivos
em direção aos seus objetivos. Para manter seus processos com eficiência
máxima, você deve auditá-los regularmente.
Uma auditoria de processos basicamente faz
o trabalho em três etapas: preparação dos dados, análise do processo e
melhorias. Em algumas organizações, os processos estão alocados em torno de várias
ferramentas de softwares e papéis, mas também em e-mails, planilhas e painéis
de projetos. Uma auditoria de processos
determina se os processos de uma organização estão funcionando dentro dos
limites estabelecidos.
O principal
benefício da auditoria de processos
é aumentar a performance da
organização. Nesse sentido, a auditoria de processos busca identificar não-conformidades entre o
que está descrito e o que acontece na prática, sugerindo oportunidades de melhoria.
Entre em contato com a TATICCA –
ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços
integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk
advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail
taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com
ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a
realização das atividades.