Uma auditoria de
processos é uma inspeção altamente focada em sistemas, processos e organizações
internas. As auditorias de processo são mais do que apenas rastreamento,
amostragem e medições de produtos. A finalidade das auditorias de processo é
limitar o foco da avaliação a procedimentos, rotinas ou especificações usadas
em uma área de negócios, unidade ou departamento designado.
Por que auditoria de processos?
ü
Avaliar os sistemas de controles;
ü
Verificar se as normas e os procedimentos de
controles da companhia estão em funcionamento;
ü
Prevenir perdas;
ü
Melhorar o desempenho das operações;
ü
Assessorar a alta administração na tomada de
decisão.
Para que realmente obtenha o efeito desejado, a auditoria de
processos deve ser programada e estruturada, para que os resultados reflitam a
realidade. A Análise de Processos é
uma abordagem metódica para aprimorar o entendimento e o redesenho do fluxo de
trabalho da organização. Ele atua como uma ferramenta para manter e melhorar os
processos de negócios e também ajuda na obtenção dos benefícios incrementais
para a transformação, como redução de custos, utilização otimizada dos
recursos, alocação eficaz de recursos humanos e eficiência de processos. Podemos
citar como pprincipais etapas para análise dos processos:
ü
Conhecer os fornecedores de recursos;
ü
Identificar as principais entradas de recursos;
ü
Conhecer a forma de processamento desses
recursos;
ü
Especificar as saídas do processo;
ü
Detectar quais são os clientes-chave do
processo.
Enquanto os riscos dos negócios são incertezas, as
oportunidades surgem do gerenciamento desses riscos. Gerenciamento de risco é o processo de
identificar, avaliar e controlar ameaças ao capital e ganhos de uma
organização. Essas ameaças, ou riscos, podem derivar de uma ampla variedade de
fontes, incluindo incerteza financeira, responsabilidades legais, erros de
gerenciamento estratégico, acidentes e desastres naturais. As ameaças de
segurança de TI e os riscos relacionados a dados e as estratégias de
gerenciamento de riscos para aliviá-los tornaram-se uma das principais
prioridades das empresas digitalizadas. Como resultado, um plano de
gerenciamento de riscos inclui cada vez mais os processos das empresas para
identificar e controlar ameaças aos seus ativos digitais, incluindo dados
corporativos proprietários, informações pessoais de um cliente e propriedade
intelectual. Para mapear os riscos e oportunidades é preciso assegurar
os objetivos traçados, identificar e valorizar os efeitos positivos e coibir,
reduzir e prevenir os efeitos negativos.
A Gestão de
Processos realiza o alinhamento de processos com os objetivos estratégicos de
uma organização, projetando e implementando arquiteturas de processos,
estabelecendo sistemas de medição de processos que se alinham com objetivos
organizacionais e educando e organizando gerentes para que eles gerenciem
processos de forma eficaz. Também precisa de práticas adequadas como estabelecer
e divulgar os fatores de sucesso, automatizar procedimentos de controles, avaliar
desempenho e estabelecer rotina para treinamentos e melhorias contínuas.
Uma auditoria de
processos deve ser vista como um elemento de auxílio e apoio aos gerentes,
trazendo benefícios como sempre ter informações atuais e confiáveis sobre
como os processos estão sendo executados. É por isso que há uma
recomendação de que uma auditoria do processo de negócios seja realizada
continuamente ou, pelo menos, que alguns períodos sejam estabelecidos para que
sejam feitos. Mas, no entanto, o processo de auditoria não pode ser
negligenciado. Todas as empresas podem se beneficiar da auditoria de
processos, podendo:
ü
Certificar da eficácia dos controles atuais;
ü
Identificar melhorias dos processos já
existentes;
ü
Apoiar na criação de novos processos;
ü
Prevenir prejuízos, com a detecção antecipada de
problemas;
ü
Aumentar a confiabilidade da empresa.
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