AUDITORIA DE PROCESSOS


Uma auditoria de processos é uma inspeção altamente focada em sistemas, processos e organizações internas. As auditorias de processo são mais do que apenas rastreamento, amostragem e medições de produtos. A finalidade das auditorias de processo é limitar o foco da avaliação a procedimentos, rotinas ou especificações usadas ​​em uma área de negócios, unidade ou departamento designado.

Por que auditoria de processos?

 

ü  Avaliar os sistemas de controles;

ü  Verificar se as normas e os procedimentos de controles da companhia estão em funcionamento;

ü  Prevenir perdas;

ü  Melhorar o desempenho das operações;

ü  Assessorar a alta administração na tomada de decisão.

 

Para que realmente obtenha o efeito desejado, a auditoria de processos deve ser programada e estruturada, para que os resultados reflitam a realidade. A Análise de Processos é uma abordagem metódica para aprimorar o entendimento e o redesenho do fluxo de trabalho da organização. Ele atua como uma ferramenta para manter e melhorar os processos de negócios e também ajuda na obtenção dos benefícios incrementais para a transformação, como redução de custos, utilização otimizada dos recursos, alocação eficaz de recursos humanos e eficiência de processos. Podemos citar como pprincipais etapas para análise dos processos:

 

ü  Conhecer os fornecedores de recursos;

ü  Identificar as principais entradas de recursos;

ü  Conhecer a forma de processamento desses recursos;

ü  Especificar as saídas do processo;

ü  Detectar quais são os clientes-chave do processo.

 

Enquanto os riscos dos negócios são incertezas, as oportunidades surgem do gerenciamento desses riscos. Gerenciamento de risco é o processo de identificar, avaliar e controlar ameaças ao capital e ganhos de uma organização. Essas ameaças, ou riscos, podem derivar de uma ampla variedade de fontes, incluindo incerteza financeira, responsabilidades legais, erros de gerenciamento estratégico, acidentes e desastres naturais. As ameaças de segurança de TI e os riscos relacionados a dados e as estratégias de gerenciamento de riscos para aliviá-los tornaram-se uma das principais prioridades das empresas digitalizadas. Como resultado, um plano de gerenciamento de riscos inclui cada vez mais os processos das empresas para identificar e controlar ameaças aos seus ativos digitais, incluindo dados corporativos proprietários, informações pessoais de um cliente e propriedade intelectual. Para mapear os riscos e oportunidades é preciso assegurar os objetivos traçados, identificar e valorizar os efeitos positivos e coibir, reduzir e prevenir os efeitos negativos.

 

A Gestão de Processos realiza o alinhamento de processos com os objetivos estratégicos de uma organização, projetando e implementando arquiteturas de processos, estabelecendo sistemas de medição de processos que se alinham com objetivos organizacionais e educando e organizando gerentes para que eles gerenciem processos de forma eficaz. Também precisa de práticas adequadas como estabelecer e divulgar os fatores de sucesso, automatizar procedimentos de controles, avaliar desempenho e estabelecer rotina para treinamentos e melhorias contínuas.

 

Uma auditoria de processos deve ser vista como um elemento de auxílio e apoio aos gerentes, trazendo benefícios como sempre ter informações atuais e confiáveis ​​sobre como os processos estão sendo executados. É por isso que há uma recomendação de que uma auditoria do processo de negócios seja realizada continuamente ou, pelo menos, que alguns períodos sejam estabelecidos para que sejam feitos. Mas, no entanto, o processo de auditoria não pode ser negligenciado. Todas as empresas podem se beneficiar da auditoria de processos, podendo:

 

ü  Certificar da eficácia dos controles atuais;

ü  Identificar melhorias dos processos já existentes;

ü  Apoiar na criação de novos processos;

ü  Prevenir prejuízos, com a detecção antecipada de problemas;

ü  Aumentar a confiabilidade da empresa.

 

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