Aspectos Profissionais Para A Realização Da Auditoria Contábil

A auditoria contábil é uma das especialidades da auditoria e é definida por procedimentos e atividades técnicas, que são aplicadas na empresa examinada com o objetivo de apurar se os registros contábeis demonstram a realidade operacionalizada.

O trabalho da auditoria contábil é basicamente realizado através de avaliação dos controles internos da empresa, bem como através da avaliação dos registros contábeis. Mediante testes de auditoria geralmente feitos por amostragem, o auditor identifica elementos que irão ajudá-lo na apuração da análise, para no final emitir sua opinião.

Embora impulsionada no Brasil há algumas décadas, após a chegada de filiais e subsidiárias de grandes corporações e investimentos de empresas internacionais em empresas brasileiras, a auditoria contábil ainda se encontra em desenvolvimento no país, principalmente devido aos aspectos fiscais da legislação brasileira.

Em contrapartida, a abertura de capitais e busca por mercados estrangeiros impulsiona cada vez mais a necessidade de alinhamento às normas contábeis, fazendo com que os profissionais que realizam a auditoria contábil estejam sempre atentos e atualizados tecnicamente.

Então, qual o papel do auditor na auditoria contábil?

O auditor é o profissional responsável pelo exame e validação das atividades contábeis da empresa. Ele irá analisar procedimentos, pontuar irregularidades e elaborar relatórios da auditoria contábil, emitindo sua opinião como profissional da área.

Além de acompanhar as mudanças e atualizações nas normas contábeis nacionais e internacionais, na auditoria contábil o profissional precisa investir em obter conhecimento de todas as áreas da empresa que atende, pois tanto uma pequena alteração nas normas quanto uma mudança nas operações podem afetar de maneira direta as operações da empresa.

Esse vasto campo da auditoria exige dos profissionais formação específica, sendo que no Brasil a auditoria contábil só pode ser realizada por Bacharéis em Ciências Contábeis devidamente aprovados no exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Outro requisito obrigatório para o profissional de auditoria contábil, especialmente aos que precisam atuar em empresas regulamentadas pela CVM, BCB e SUSEP, é a aprovação no Exame de Qualificação Técnica, regulamentado pela Norma Brasileira de Contabilidade NBC PA 13.

O profissional que atua na auditoria contábil realiza constante atualização, acompanhando as exigências do Programa de Educação Profissional Continuada, que é regulamentado pela NBC PG 12. Para o profissional inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) também é exigida constante atualização.

É fato que a auditoria contábil vem ganhando cada vez mais espaço e importância, principalmente devido aos efeitos da globalização, de forma que a demanda por profissionais da área aumenta proporcionalmente. Não apenas profissionais atualizados nos aspectos legais, com qualificação teórica e prática, mas também possuidores de conduta ética no exercício da profissão.

Entre em contato com a TATICCA para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 30623000 e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.