Antes da
pandemia da COVID-19, muitas empresas tradicionais resistiam à ideia de deixar
os funcionários trabalharem em casa. Com a pandemia, gestores estão mudando sua
mentalidade e questionando se realmente precisam de todo o espaço físico que
possuem atualmente. Porém, para que a empresa decida manter seus colaboradores
em home office, objetivando seus
benefícios para ambas as partes, inclusive a redução do espaço, precisa atentar
para um dos principais fatores do sucesso deste formato: o fator tecnológico.
Ao falar sobre
tecnologia, é preciso analisar não só a infraestrutura de TI, mas também a
tecnologia que será utilizada remotamente pelo colaborador. Neste caso,
conseguirá economia não só de custos como aluguel ou eletricidade, mas também
de tecnologia. Isso porque a necessidade de instalação, monitoramento e
segurança poderá ser reduzida. Assim como a necessidade de impressoras, uma
tendência já iniciada antes da pandemia. No caso de mudar sua empresa para um
local menor, é importante responder às muitas questões de infraestrutura
de TI que acompanham essa mudança. E respondê-las na fase de planejamento,
não depois.
Se você ainda
não está usando a tecnologia em nuvem, é o momento de repensar. Se você
administra máquinas que requerem servidores ou se possui um software em
execução internamente, considere manter seus servidores locais. Mas se você
tiver um servidor de e-mail, por exemplo, poderá economizar mudando para um
aplicativo baseado em nuvem. E a nuvem é uma boa alternativa para os
colaboradores remotos, pois permite acessar aplicativos de software e dados da
empresa de qualquer lugar, permitindo que eles realizem seus trabalhos com
eficiência.
É importante
fazer uma comparação de custos para validar a viabilidade da empresa migrar
para a nuvem. Serão considerados os custos de licenciamento, o tempo e o
trabalho necessários, mas, ao considerar os ganhos de produtividade a longo
prazo e a economia de custos em não manter servidores, é bem provável que a
decisão seja migrar.
Faz parte do
processo repensar a tecnologia oferecida para o trabalho remoto, para saber se
a empresa está permitindo um trabalho remoto bem-sucedido. A empresa
precisa oferecer ferramentas adequadas de tecnologia, além de internet de alta
velocidade. A velocidade da conexão é uma das maiores preocupações para o
trabalho remoto. Se a empresa deseja reduzir o tamanho do espaço físico e
incentivar mais funcionários a trabalhar em casa, deve considerar o custo de
fornecer tecnologia necessária para o sucesso do trabalho, se comparado com o
custo de manutenção do espaço atual. A segurança também é uma grande
preocupação. Proteger os dados quando eles saem da empresa não é um
conceito novo. De laptops a celulares, as organizações devem implementar
criptografia, entre outras ferramentas que garantam um alto nível de segurança,
independentemente do local em que o funcionário estiver trabalhando.
Depois de levar
em conta os requisitos técnicos do espaço atual e do trabalho remoto, pode-se
chegar à conclusão que não é econômica a redução. Mas a migração também pode
valer muito a pena, e nesse caso vale buscar informações para respostas ainda mais
concretas.
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o maior retorno do investimento para a segurança, imprescindível para proteger
os dados da empresa, seja no escritório ou no laptop de um colaborador remoto.
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