Realizar
uma atividade de auditoria,
normalmente significa para o auditor atender seu cliente prontamente, coletando
informações e compartilhando insights
e reports. Com as limitações geradas
pela pandemia, principalmente com relação a encontros presenciais, o processo
de auditoria tem sido fortemente
impactado nos seus procedimentos habituais, requerendo mais atenção em temas
como segurança de dados, avaliação de variações e nível de incerteza.
Apesar
da impossibilidade de realizar habituais reuniões presenciais com os clientes,
a auditoria precisa manter seu
comprometimento da qualidade da informação recolhida e por isso os auditores
devem considerar questões de privacidade e segurança de dados com mais cuidado
ainda para garantir que os dados sejam transmitidos e armazenados com
segurança. O planejamento e outras reuniões de auditoria, como discussões sobre fraudes, que normalmente acontecem
presencialmente, têm sido realizadas por meio de teleconferências ou videoconferências,
sempre levando em consideração os aspectos críticos do processamento de dados.
As avaliações de risco também devem levar em consideração o efeito da COVID-19
no negócio do cliente e, consequentemente, alguns riscos inerentes antes considerados
insignificantes mas que podem se tornar relevantes para a auditoria do período atual.
Na
situação atual, tanto as análises preliminares quanto as substantivas podem se
tornar mais difíceis porque os dados históricos podem ser pouco correlacionados
com os do ano atual. As mudanças, portanto, precisarão ser estudadas
cuidadosamente pela auditoria e pode
ser necessário considerar se as mudanças nas avaliações iniciais da
administração em relação ao período anterior são razoáveis. Já para análises
substantivas, as conclusões devem ser adequadamente suportadas, pois uma
evidência de auditoria pode não se
tornar aceitável se for justificada a variação apenas como causada pelo impacto
do COVID-19.
Com
relação aos testes de controle na auditoria,
os profissionais geralmente precisam obter documentos originais para demonstrar
a eficácia de um controle, no entanto, em uma operação remota, os documentos
originais raramente estão disponíveis e, portanto, o auditor pode ter
dificuldade em demonstrar o controle da eficácia operacional, embora uma cópia
da documentação possa ser fornecido à equipe de auditoria por e-mail. Nessa situação, os controles alternativos que
são mais fáceis de provar podem precisar ser testados ou a equipe de auditoria pode precisar considerar a
execução de procedimentos substantivos adicionais.
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