No atual momento do mercado, transformar seu
negócio não é mais opcional, mas uma certeza de sobrevivência. E todos os dias
nos deparamos com os mais variados exemplos de inovação. Termo que, aliás, vem permeando
o mundo dos empreendedores há tempos, mas que ainda não fazia parte da
realidade de muitas empresas. Muitos métodos de negócio que até então eram
polêmicos ou discutidos há anos, agora são motivos de pressa para empresas que
querem lançar antes da concorrência.
A realidade é que chegou o momento de quebrar
velhos paradigmas relacionados às práticas de gestão e entrar na corrida para
ser competitivo. Com isso, mudanças que normalmente seriam mais lentas, desde a
avaliação até a implementação, agora se apresentam em processo acelerado. A
pandemia da COVID-19 não tem precedentes, nenhuma outra trouxe um efeito
econômico global desta grandeza. E embora não saibamos ao certo quanto tempo
durará, só conseguimos pensar em uma certeza: como será o posicionamento das
empresas após a crise?
Inovação é a criação de diferencial
competitivo, mas atualmente se tornou item de sobrevivência, fazendo com que os
setores encontrem novas formas de se manterem no mercado. A pandemia da
COVID-19 já é considerada um divisor de águas entre o período anterior a ela e
o novo cenário que surgirá. Isso porque trouxe uma das maiores situações onde a
inovação acontece, tirando as empresas da zona de conforto e as expondo ao
risco. Para não ver o declínio do seu negócio, empreendedores utilizam
diferentes formas de inovar, seja implantando melhorias em seus produtos e
serviços, criando métodos para disputas de preço, lançando novos produtos,
entre outros. São estes gestores, que sabem lidar com incertezas e agem
rapidamente, dentro de um ambiente positivo, os que tem mais chance de
sobreviver a este novo cenário.
A maioria das empresas criadas antes da
pandemia eram desenhadas para modelos de negócios que levavam em conta muito
dos conceitos da indústria, se limitando a evitar erros e garantir produtividade.
A pandemia ampliou a abrangência da gestão, principalmente ao não saber como
serão os novos modelos organizacionais daqui para a frente, porque não há
dúvidas que uma reestruturação social e econômica será vivenciada, em novos e
diferentes moldes. O home office é um
bom exemplo, pois já fazia parte da rotina de vários segmentos, com destaque
para a prestação de serviços, mas que com a pandemia se tornou uma realidade
presente em inúmeros tipos de negócios e já convence gestores mais
conservadores de que é um modelo de comunicação e relacionamento eficiente.
A crise da COVID-19 obrigou empresas e
executivos a repensar o negócio em sua totalidade, então imaginar o futuro e
tomar decisões no presente se tornou um desafio constante nas empresas e essa
percepção futurista já é um novo skill
valorizado na busca de profissionais. Hoje, mais do que antes, o profissional é
avaliado pela capacidade de resiliência e enfrentamento das mudanças.
Com a pandemia da COVID-19, a dinâmica do
mercado de tecnologia, que já estava acelerada, aumentou em grandes proporções.
À medida que novas tecnologias disruptivas surgem, mais fácil torna-se para uma
empresa se adequar às mudanças. Com isso, a transformação digital se firma como
algo presente, não mais uma discussão futurista ou algo acontecendo a passos
lentos. E será uma grande aliada na criação de novos modelos de negócio
pós-pandemia.
O cenário de pandemia gerou um grande impacto
na forma como vivemos e trabalhamos. Mas vem trazendo mudanças positivas que
provavelmente serão continuadas depois da crise, com novos hábitos e novos
jeitos de trabalhar. Empresas que se reinventam, que aceleram sua percepção de
valor em inovação, que buscam uma visão sistêmica do negócio e que não
subestimam o impacto das transformações, certamente serão bem-sucedidas no
mercado pós-pandemia.
Para ampliar estes conceitos e buscar
equilíbrio entre desafios e oportunidades, um caminho de sucesso é se conectar
com especialistas no mercado.
Nossos profissionais ajudam as organizações a progredir
em sua jornada através de uma variedade de serviços. Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que
atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria
empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse
www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com
profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias
certificadas para a realização das atividades.