A SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DOS CONTADORES


A pandemia serviu como o primeiro ponto de prova para a sustentabilidade, sublinhando o fato de que o investimento ESG não tem um custo, mas mais do que isso, pode garantir o futuro dos investimentos e, em alguns casos, aumentar os retornos, tudo ao mesmo tempo, ajudando a moldar um futuro melhor. Diante dessa crise, os fatos agora comprovam a resiliência do investimento sustentável e a importante relação entre a sustentabilidade e o papel dos contadores.

Uma pesquisa global de empresas e investidores institucionais encomendada pelo ING, ainda em 2021, mostrou a pandemia como um momento que acelerou a maioria dos planos de transformação sustentável das empresas. Ao mesmo tempo, os investidores passaram a exigir que as empresas definam metas ambientais mais rígidas.  Na época, de acordo com o relatório da pesquisa, 57% das empresas dizem que estão acelerando os planos de transformação verde e 62% provavelmente vincularão a remuneração dos executivos às metas ambientais.

Outro artigo do Financial Times, publicado em 2020, explorou as razões pelas quais o ano foi compensador no quesito sustentabilidade, seja devido à menor exposição a combustíveis fósseis ou melhores práticas corporativas como gestão da cadeia de suprimentos e governança corporativa, tornando as empresas mais resistentes a choques e capazes de superar as crises. Não há dúvidas que a crise pandêmica fortaleceu a defesa do investimento responsável e a relação entre sustentabilidade e o papel dos contadores aumentou ainda mais.

Outra mudança percebida foi das organizações se enxergando como parte da solução e não apenas do problema, entendendo assim como é importante não só preservar, mas recuperar o que foi degradado. A grande mudança de comportamento levou as empresas à reflexão e mudanças, seja nos produtos ou no processo produtivo e o tema passou a exigir lideranças humanistas, orientadas por valores e ética, um perfil que é cada vez mais significativo.

O mundo necessita de organizações interessadas em mais do que somente zerar impactos e para isso elas precisam ser parte da solução e protagonistas de uma nova economia.

RELAÇÃO ENTRE SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DOS CONTADORES

Sustentabilidade descreve um mundo onde os recursos são pelo menos mantidos e que não vivem consumindo seu capital, seja ele natural, econômico, social ou humano. Sua visão é de que os negócios são conectados às comunidades e ao mundo natural, funcionando em uma sociedade mais ampla e contribuindo para isso. Os negócios e a sociedade não são separados e, de fato, dependem um do outro para trabalhar.

Quando falamos na sustentabilidade e o papel dos contadores, nossa ambição é mudar o comportamento para gerar resultados sustentáveis. Para isso, pretendemos ser ousados, radicais e de mente aberta. O tema unificador do nosso trabalho é explorar como as organizações e os mercados são motivados para oferecer resultados sustentáveis​​e qual é o papel dos fluxos de informação. Nosso objetivo é estar na vanguarda do pensamento e da ação em sustentabilidade, focando em como as organizações a adotam em suas atividades.

Estamos olhando e pensando em muitos aspectos diferentes da sustentabilidade:

·         O conceito de capital natural e como ele é aplicado em finanças e negócios;

·         O futuro do sistema financeiro;

·         Como ajudar nossos membros em contabilidade e sustentabilidade;

·         Como o sistema econômico pode apoiar resultados sustentáveis;

·         O papel das empresas sociais no desenvolvimento de comunidades sustentáveis;

·         Mudança de sistemas;

·         Processos de inovação;

·         Usando o pensamento criativo para lidar com questões importantes;

·         Apoiando comunidades de responsáveis ​​pela mudança;

Gerar informações no conceito amplo da sustentabilidade e ser instrumento de gestão completa da organização é possível por meio do relatório de sustentabilidade de modelo do GRI e também do Relato Integrado.

Ainda pensando na relação entre sustentabilidade e o papel dos contadores, o contador também exerce seu papel nas ações de sustentabilidade, pois ela precisa ser medida, relatada e garantida. Essas áreas de especialização se enquadram naturalmente na competência de um contador. Informações de boa qualidade, confiáveis ​​e direcionadas adequadamente, são vitais para o desenvolvimento sustentável.

As empresas precisam modificar seu comportamento com base em informações. As informações de contabilidade podem fornecer feedback sobre o desempenho, que orienta as decisões de gerenciamento sobre o futuro.

As organizações precisam operar de maneira proativa, antecipar questões de sustentabilidade antes que elas surjam e encontrar novas oportunidades de negócios nesse ambiente em mudança.

O bom funcionamento desses mecanismos depende da disponibilidade de informações precisas e confiáveis ​​e da garantia desses dados não financeiros. Contadores são experientes no fornecimento de informações e garantia e como tomadores de decisão de negócios. Eles também estão envolvidos na elaboração da estratégia da empresa. 

Os revisores oficiais de contas podem estar envolvidos em uma enorme variedade de atividades, incluindo:

·         Implementar medidas de eficiência energética (e, portanto, economia de custos);

·         Formular e implementar políticas de responsabilidade corporativa;

·         Projeto de sistemas de informações gerenciais – por exemplo, em torno de licenças negociáveis ​​e emissões de carbono;

·         Garantia de processos e procedimentos da cadeia de suprimentos;

TRANSPARÊNCIA CORPORATIVA – Conectividade entre sustentabilidade e o papel dos contadores

Os padrões de relatórios de sustentabilidade da GRI são os padrões globais mais comumente aceitos para relatórios de sustentabilidade por empresas, desenvolvidos para permitir relatórios consistentes entre empresas e setores, fornecendo uma comunicação mais clara às partes interessadas em relação às questões de sustentabilidade. Os padrões estão disponíveis para relatórios em uma ampla gama de tópicos relacionados a ESG, variando de práticas anticorrupção até a biodiversidade.

Lany Harijanti, gerente de programa regional da ASEAN na GRI, em depoimento para o site environmentanalyst, destaca ESG, padrões de relatórios globais, incentivos financeiros e equipe dedicada como papéis importantes na expansão das estratégias de gestão de risco corporativo para incluir fatores de sustentabilidade.

No caso dos padrões universais revisados, além de uma transparência reforçada sobre os direitos humanos e uma abordagem aprimorada com foco na devida diligência, eles trazem um foco maior na determinação de tópicos materiais de sustentabilidade, juntamente com clareza sobre os princípios, requisitos e estrutura de relatórios. De acordo com a GRI, os padrões universais posicionarão as organizações para atender aos requisitos regulatórios de relatórios emergentes, como a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da UE e os planos IFRS para padrões de valor empresarial.

EMPRESAS JÁ SE DESTACAM NO RELATO INTEGRADO

Sustentabilidade já se tornou foco de preocupação para muitos líderes e investidores e por isso é tão importante a relação entre sustentabilidade e o papel dos contadores. A sociedade está cada vez mais interessada nessas questões dentro das organizações, questionando se as informações estão sendo divulgadas corretamente e com qualidade. Gerar informações no conceito amplo da sustentabilidade e ser instrumento de gestão completa da organização é possível por meio do relatório de sustentabilidade de modelo do GRI e também do Relato Integrado.

Relato Integrado é um processo de comunicação corporativa que integra informação financeira com a não financeira, com igual critério e qualidade, contribuindo para a gestão do negócio, redução de assimetria de informação e controle dos riscos. Ele se utiliza de uma estrutura que pode contribuir para que estes pilares forneçam uma explicação clara e concisa de como uma organização utiliza capital para criar valor agora e para o futuro. Afinal, os negócios e a sociedade não são separados e, de fato, dependem um do outro para trabalhar.

EM 2022, a SANASA CAMPINAS ganhou um prêmio de excelência por ser uma das poucas empresas de saneamento com o Relato Integrado auditado. Um fator positivo para o setor, já que os líderes de negócios estão entendendo cada vez mais a importância da divulgação de métricas de sustentabilidade, com a certeza de que a transparência e a emissão de relatórios em prazo adequado têm reflexos sobre o desempenho e a reputação organizacional. A asseguração dessas informações por uma empresa reconhecida dá credibilidade aos relatórios divulgados pela organização aos públicos interessados.

Embora o objetivo do Relato Integrado seja aumentar a transparência da prestação de contas e melhorar a qualidade e profundidade das informações apresentadas, seu processo vai além, representando criação de valor e garantia de que a liderança da organização salvaguarda os princípios de boa governança, gerenciamento dos riscos e da preocupação contínua com o futuro da organização.

Ainda que o Relato Integrado seja uma abordagem nova no Brasil, ele pode fornecer subsídios importantes para o valor que pode trazer, principalmente nas relações com acionistas, que junto com outras partes interessadas precisam entender a empresa na sua totalidade, desde seu modelo de negócios até as ações ambientais. Os acionistas priorizam a busca de informações de caráter econômico-financeiro, porém passaram a buscar também informações socioambientais, visto que perceberam que empresa que melhoram a qualidade de sua informação, tomam decisões mais assertivas.

As empresas precisam modificar seu comportamento com base em informações. As informações de contabilidade podem fornecer feedback sobre o desempenho, que orienta as decisões de gerenciamento sobre o futuro. O bom funcionamento desses mecanismos depende da disponibilidade de informações precisas e confiáveis ​​e da garantia desses dados não financeiros. Contadores são experientes no fornecimento de informações e garantia e como tomadores de decisão de negócios. Eles também estão envolvidos na elaboração da estratégia da empresa. 

PAPEL DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NA GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS EMPRESAS

A contabilidade ambiental é uma ferramenta importante para a gestão sustentável das empresas, pois permite que elas avaliem o impacto de suas atividades no meio ambiente e implementem práticas sustentáveis ​​para minimizar esse impacto.

Na relação entre sustentabilidade e o papel dos contadores, a contabilidade ambiental na gestão sustentável das empresas inclui, por exemplo, a identificação dos custos ambientais. Ou seja, a contabilidade ambiental permite que as empresas identifiquem os custos associados à poluição e ao esgotamento dos recursos naturais, o que pode ajudá-las a tomar decisões mais informadas sobre seus processos e produtos.

Também inclui a análise de riscos ambientais, onde a contabilidade ambiental pode ajudar as empresas a avaliar os riscos ambientais associados às suas atividades, bem como as oportunidades de melhoria. Isso pode ajudar a empresa a se antecipar às regulamentações ambientais e a se preparar para as mudanças do mercado.

Já com relação ao monitoramento e divulgação de informações ambientais, a contabilidade ambiental permite que as empresas monitorem e divulguem informações sobre seu desempenho ambiental, incluindo emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia e água, entre outros. Essas informações podem ser úteis para demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade e para melhorar a transparência.

A contabilidade ambiental também pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de melhoria em seus processos e produtos, permitindo que eles aumentem a eficiência e reduzam custos, enquanto minimizam seu impacto ambiental.

Ao implementar a contabilidade ambiental em suas operações, as empresas podem gerenciar melhor seus impactos ambientais e minimizar os riscos associados à regulamentação ambiental e mudanças do mercado. Além disso, a contabilidade ambiental pode ajudar as empresas a demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade para seus stakeholders, incluindo acionistas, clientes e comunidade local.

Pesquisas mostram que a contabilidade ambiental pode incentivar as empresas a investir em tecnologias limpas e sustentáveis, promovendo à inovação.  Já vemos inúmeras inovações voltadas para a sustentabilidade nas empresas, o que mostra que a contabilidade ambiental desempenha um papel importante na gestão sustentável das empresas, permitindo que elas avaliem e gerenciem seus impactos ambientais, identifiquem oportunidades de eficiência e demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade.

As leis relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português) têm ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos devido à crescente preocupação com questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

TATICCA presta serviços que auxiliam as empresas na busca da sustentabilidade desde seu planejamento até sua implementação, monitoramento e divulgação, inclusive auditando o Relato Integrado.

Nossa equipe pode ajudar na identificação e avaliação das necessidades dos stakeholders, condução de auditorias internas para garantir a efetividade dos controles internos, preparação de relatórios de sustentabilidade, seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e Relato Integrado, asseguração independente das informações dos relatórios de sustentabilidade, seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e Relato Integrado, revisão da atual gestão de indicadores de sustentabilidade em relação às melhores práticas do setor, identificando oportunidades de melhoria operacional, para ir além do compliance e incluir análises prospectivas e estratégicas.

Entre em contato com a TATICCA Allinial Global Brasil, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse