Uma das
principais tendências estimuladas pela tecnologia é o trabalho remoto, que
ganhou ainda mais notoriedade após as mudanças realizadas no mercado de
trabalho devido à pandemia da COVID-19. O trabalho remoto é uma realidade
inevitável no mundo inteiro e atualmente, mesmo com as empresas reabrindo seus
espaços de trabalho físicos, muitas vêm mantendo alguns funcionários em casa,
seja pela incerteza da possibilidade de fechamento futuros até por necessidades
dos funcionários em risco. De qualquer forma, chegou a hora de reavaliar e
reforçar a abordagem de longo prazo.
A corrida
inicial para implementar soluções de trabalho remoto incluiu garantir que os funcionários
remotos possuíssem as ferramentas necessárias (laptops, internet, telefones,
fones de ouvido, impressoras, entre outros). Mas poucas empresas tiveram
tempo suficiente para considerar questões importantes sobre suas obrigações com
a saúde e a produtividade dos funcionários. Por exemplo, sua empresa é
responsável por garantir que os ambientes de trabalho em casa atendam aos
requisitos de saúde e segurança? Sua tecnologia possui políticas em vigor para
ajudar a proteger sua empresa contra os ataques cibernéticos à medida que sua
equipe trabalha remotamente? Foram implementados procedimentos de treinamento e
suporte para ajudar os trabalhadores remotos a manter sua saúde emocional e
produtividade?
Se no início da
crise muitas empresas buscaram suprimentos, em muitos casos ainda há
colaboradores usando equipamentos domésticos. Embora necessária a curto
prazo, essa prática pode causar problemas de produtividade, comunicação e
segurança. É preciso desenvolver uma abordagem corporativa e melhores
práticas para resolver esses problemas. É do interesse da empresa garantir que
todos os funcionários tenham hardware confiável e de alta qualidade instalado
com o software e aplicativos licenciados para trabalhar remotamente com
eficiência.
No trabalho
remoto, os colaboradores podem aproveitar a flexibilidade para atender chamadas
no terraço ou levar seus computadores ao jardim. Mas trabalhar fora de um
local corporativo aumenta o risco de que informações confidenciais possam ser expostas.
A maioria das empresas já possui políticas para definir como os funcionários
devem lidar e acessar informações confidenciais enquanto viajam ou trabalham
fora do escritório. É importante a comunicação com os funcionários para
reforçar as práticas recomendadas. Vale também uma boa análise nas práticas de
segurança cibernética.
Principalmente
com a pandemia da COVID-19, a falta de interação social e os desafios de
trabalhar em estreita proximidade com os membros da família podem acumular
pressões adicionais sobre o estresse padrão do trabalho. O acesso a
serviços de aconselhamento pode fornecer aos funcionários ajuda e suporte
essenciais.
A COVID-19 tornou o trabalho remoto uma necessidade, mas a conveniência e a economia de custos significam que, para muitos, chegou para ficar. Agora, fazer o esforço para projetar a abordagem correta permitirá que sua empresa tire o máximo proveito do trabalho remoto como uma opção nas futuras ondas da pandemia e além.
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