A NOVA MENTALIDADE SOBRE O TRABALHO REMOTO


Uma das principais tendências estimuladas pela tecnologia é o trabalho remoto, que ganhou ainda mais notoriedade após as mudanças realizadas no mercado de trabalho devido à pandemia da COVID-19. O trabalho remoto é uma realidade inevitável no mundo inteiro e atualmente, mesmo com as empresas reabrindo seus espaços de trabalho físicos, muitas vêm mantendo alguns funcionários em casa, seja pela incerteza da possibilidade de fechamento futuros até por necessidades dos funcionários em risco. De qualquer forma, chegou a hora de reavaliar e reforçar a abordagem de longo prazo.

 

A corrida inicial para implementar soluções de trabalho remoto incluiu garantir que os funcionários remotos possuíssem as ferramentas necessárias (laptops, internet, telefones, fones de ouvido, impressoras, entre outros). Mas poucas empresas tiveram tempo suficiente para considerar questões importantes sobre suas obrigações com a saúde e a produtividade dos funcionários. Por exemplo, sua empresa é responsável por garantir que os ambientes de trabalho em casa atendam aos requisitos de saúde e segurança? Sua tecnologia possui políticas em vigor para ajudar a proteger sua empresa contra os ataques cibernéticos à medida que sua equipe trabalha remotamente? Foram implementados procedimentos de treinamento e suporte para ajudar os trabalhadores remotos a manter sua saúde emocional e produtividade?

 

Se no início da crise muitas empresas buscaram suprimentos, em muitos casos ainda há colaboradores usando equipamentos domésticos. Embora necessária a curto prazo, essa prática pode causar problemas de produtividade, comunicação e segurança. É preciso desenvolver uma abordagem corporativa e melhores práticas para resolver esses problemas. É do interesse da empresa garantir que todos os funcionários tenham hardware confiável e de alta qualidade instalado com o software e aplicativos licenciados para trabalhar remotamente com eficiência.

 

No trabalho remoto, os colaboradores podem aproveitar a flexibilidade para atender chamadas no terraço ou levar seus computadores ao jardim. Mas trabalhar fora de um local corporativo aumenta o risco de que informações confidenciais possam ser expostas. A maioria das empresas já possui políticas para definir como os funcionários devem lidar e acessar informações confidenciais enquanto viajam ou trabalham fora do escritório. É importante a comunicação com os funcionários para reforçar as práticas recomendadas. Vale também uma boa análise nas práticas de segurança cibernética.

 

Principalmente com a pandemia da COVID-19, a falta de interação social e os desafios de trabalhar em estreita proximidade com os membros da família podem acumular pressões adicionais sobre o estresse padrão do trabalho. O acesso a serviços de aconselhamento pode fornecer aos funcionários ajuda e suporte essenciais. 

 

A COVID-19 tornou o trabalho remoto uma necessidade, mas a conveniência e a economia de custos significam que, para muitos, chegou para ficar. Agora, fazer o esforço para projetar a abordagem correta permitirá que sua empresa tire o máximo proveito do trabalho remoto como uma opção nas futuras ondas da pandemia e além.


Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse