A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEU IMPACTO NAS EMPRESAS

A chamada Inteligência Artificial, que corresponde ao conjunto de múltiplas tecnologias com capacidade simular o raciocínio humano, já é realidade em muitas empresas. Com grande destaque nos últimos anos, vem impactando positivamente setores como TI, Marketing e Financeiro.

 

Acredita-se que a IA tenha potencial para solucionar problemas mais complexos, porque vai além da simples automação mecânica. Inteligência Artificial envolve processos cognitivos e também permite tarefas que envolvam raciocínio e tomada de decisão. Por trás dessas expectativas, setores de pesquisa são criados dentro das organizações para o desenvolvimento de aplicações de utilização de IA.

 

Muitos empreendedores já testemunharam ganhos sem precedentes no uso das tecnologias impulsionadas pela IA e passaram a incluir investimentos com a tecnologia em seus orçamentos, com o objetivo de integra-la em suas rotinas operacionais para aumentar qualidade e agilidade. A IA pode ajudar, por exemplo, a transformar o tempo gasto com operações em maior produtividade e de forma estratégica.

 

A otimização das atividades operacionais é hoje um dos principais ganhos com a aplicação de IA nas empresas. Além do aumento da produtividade, a aplicação da IA possibilita um melhor entendimento do negócio, permitindo variadas melhorias nos processos. Essa transformação também traz o receio da substituição de funcionários por máquinas, mas embora muitas funções estejam passando por processos similares, a maioria tende a evoluir, para no final se juntar à IA trazendo benefícios, como os processos cognitivos já comentados, que ajudarão na tomada de decisões. Por outro lado, o profissional de TI tem uma posição estratégica neste processo, pois a IA necessita de aprendizado contínuo e conhecimento do fluxo de informações. Só assim as aplicações serão inseridas de maneira correta no negócio, permitindo os resultados buscados pelo empreendedor. Além da implantação também é preciso administrar os impactos com as mudanças advindas da automatização das tarefas pela IA, já que essas mudanças surgirão no novo fluxo de trabalho.

 

Seja pela otimização de processos ou novos processos que desafiam o ambiente tradicionais, já é fato que a maioria das empresas está mudando algo relacionado às transformações digitais. Nesse cenário, é certo que o setor de IA continuará em evolução e cada vez mais empreendedores se aproximarão das complexidades da tecnologia, implantando em seu negócio ou expandindo para novos setores. Se você é um novo empreendedor, a IA é altamente recomendada e seu negócio é um ótimo cenário para que a tecnologia se desenvolva junto com sua empresa.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.