A Importância Da Auditoria Para Empresas (Entidades)

A auditoria é um meio de avaliar a eficácia dos controles internos de uma empresa (entidade). A manutenção de um sistema efetivo de controles internos é vital para alcançar os objetivos comerciais de uma empresa, obtendo relatórios financeiros confiáveis ​​sobre suas operações, prevenindo a fraude e a apropriação indevida de seus ativos e minimizando seu custo de capital. Ambas,  a auditoria independente e a auditoria interna contribuem para o sistema de auditoria de uma empresa de formas diferentes, mas importantes.

 

Ter auditoria eficaz é importante para uma empresa, pois permite que ela atinja seus diversos objetivos corporativos. Os processos de negócios precisam de várias formas de controles internos para facilitar a supervisão e monitoramento, prevenir e detectar transações irregulares, medir o desempenho contínuo, manter registros comerciais adequados e promover a produtividade operacional. A auditoria interna analisa o design dos controles internos e sugere melhorias informais, além de documentar quaisquer irregularidades materiais e permitir uma investigação mais aprofundada pela administração, se isso for justificado nas circunstâncias.

 

A auditoria independente avalia o risco de distorção relevante nos relatórios financeiros de uma empresa. Sem um sistema de controles internos ou um sistema de auditoria, uma empresa não seria capaz de criar relatórios financeiros confiáveis ​​para fins internos ou externos. Assim, não seria capaz de determinar como alocar seus recursos nem de saber qual dos seus segmentos ou linhas de produtos são lucrativos e quais não são. Além disso, não consegueria gerenciar seus assuntos, pois não teria a capacidade de contar o status de seus ativos e passivos e seria tornaria não dependente do mercado devido à sua incapacidade de produzir consistentemente seus bens e serviços de forma confiável. Consequentemente, um sistema de auditoria independente é crucial na prevenção de distorções debilitantes nos registros e relatórios de uma empresa.

 

A auditoria interna atende um papel importante para as empresas na prevenção de fraudes. A análise recorrente das operações de uma empresa e a manutenção de sistemas rigorosos de controles internos podem prevenir e detectar várias formas de fraude e outras irregularidades contábeis. Os profissionais de auditoria interna auxiliam na concepção e modificação de sistemas de controle interno com o objetivo de incluir, entre outras coisas, a prevenção de fraudes. Uma parte importante da prevenção pode ser dissuasora, e se uma empresa é conhecida por ter um sistema de auditoria ativo e diligente, a reputação por si só pode impedir que um empregado ou vendedor tente um esquema para defraudar a empresa.

 

O custo do capital é importante para todas as empresas, independentemente do seu tamanho. O custo do capital é amplamente composto pelo risco associado a um investimento, e se um investimento tiver mais risco, um investidor exigirá uma maior taxa de retorno para investir. A auditoria independente forte pode reduzir várias formas de risco em uma empresa, incluindo seu risco de informação (o risco de distorção relevante no relatório financeiro), o risco de fraude e apropriação indevida de ativos, bem como o risco de gerenciamento subótimo devido à insuficiência de informações sobre sua operações.

 

Entre em contato com a TATICCA Auditores Independentes para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 30623000 e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.