A Importância Da Auditoria Independente

Uma auditoria independente é conduzida para fornecer uma opinião, se as demonstrações financeiras (as informações que estão sendo verificadas) são declaradas de acordo com os critérios especificados. Normalmente, os critérios são padrões internacionais de contabilidade, embora a auditoria independente possa realizar auditorias de demonstrações financeiras preparadas usando a base de caixa ou outra base de contabilidade apropriada para a organização. Ao fornecer uma opinião se as demonstrações financeiras são razoavelmente estabelecidas de acordo com as normas contábeis, a auditoria independente reúne provas para determinar se as declarações contêm erros materiais ou outras distorções.

 

A opinião de auditoria independente destina-se a fornecer uma garantia razoável, mas não uma garantia absoluta, de que as demonstrações financeiras são apresentadas de forma justa, em todos os aspectos relevantes, e/ou dar uma visão verdadeira e justa de acordo com o quadro de relatórios financeiros.

O objetivo de uma auditoria independente é fornecer um exame independente objetivo das demonstrações financeiras, o que aumenta o valor e credibilidade das demonstrações contábeis produzidas pela administração, aumentando a confiança dos usuários no demonstrativo financeiro, reduz o risco do investidor e consequentemente reduz o custo do capital do preparador das demonstrações financeiras.

De acordo com as normas de auditoria do Brasil e igualmente internacionais, a auditoria independente deve divulgar uma opinião das demonstrações financeiras gerais no relatório do auditor. A auditoria independente pode liberar três tipos de declarações além de uma opinião não qualificada/não modificada.

 

A opinião da auditoria independente não qualificada é a opinião de que as demonstrações financeiras são apresentadas de forma justa. Uma opinião qualificada é que as demonstrações financeiras são apresentadas de forma justa em todos os aspectos relevantes de acordo com as normas de contabilidade no Brasil e as internacionais, exceto por uma distorção relevante que, no entanto, não afeta de forma generalizada a capacidade do usuário de confiar nas demonstrações financeiras.

 

Uma opinião qualificada fornecida pela auditoria independente, também pode ser emitida para uma limitação de escopo que é de significado limitado. Além disso, o auditor pode, em vez disso, emitir um aviso legal, porque há evidências insuficientes e adequadas para formar uma opinião ou por falta de independência. Em um aviso legal, o auditor explica os motivos da retenção de uma opinião e indica explicitamente que nenhuma opinião é expressa.

 

Finalmente, uma opinião de auditoria adversa é emitida quando as demonstrações financeiras não apresentam razoavelmente e afetou materialmente as demonstrações contábeis em geral. No relatório de um auditor adverso, a auditoria independente deve explicar a natureza e o tamanho da distorção e deve declarar a opinião de que as demonstrações financeiras não apresentam adequadamente de acordo com as normas de contabildiade no Brasil e as internacionais.

 

A auditoria financeira geralmente é realizada por empresas de contadores e auditores praticantes, que são especialistas em relatórios financeiros. A auditoria financeira é uma das muitas funções de garantia oferecidas pelas empresas de contabilidade e auditoria. Muitas organizações contratam empregados independentes ou auditores internos, que não atestam relatórios financeiros, mas se concentram principalmente nos controles internos da organização. Os auditores externos podem optar por uma dependência limitada do trabalho dos auditores internos. A auditoria independente promove transparência e precisão nas divulgações financeiras feitas por uma organização.

 

Internacionalmente, o International Standards on Auditing (ISA) emitido pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) é considerado como referência para o processo de auditoria. Quase todas as jurisdições exigem que os auditores sigam o ISA ou uma variação local do ISA.

Entre em contato com a TATICCA Auditores Independentes para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 30623000 e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.