A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA E SEUS PRINCIPAIS TIPOS


A auditoria é uma denominação importante usada nas práticas contábeis, para examinar e verificar os registros financeiros de uma empresa e assim garantir que as informações financeiras sejam representadas de maneira justa e precisa.

 

As demonstrações financeiras capturam as atividades operacionais, de investimento e de financiamento de uma empresa por meio de várias transações registradas, e são preparadas internamente pela administração da empresa, utilizando padrões contábeis relevantes, como International Financial Reporting Standards (IFRS) ou Generally Accepted Accounting Principles (GAAP), que foram desenvolvidos para fornecer informações úteis aos usuários, como acionistas, credores, clientes, fornecedores, sócios e entidades governamentais. Para garantir que as demonstrações financeiras sejam preparadas de acordo com as normas contábeis pertinentes, uma auditoria é realizada.

 

Como as demonstrações financeiras são desenvolvidas internamente, existe um alto risco de comportamento fraudulento por parte dos seus preparadores. Sem regulamentos e padrões adequados, eles podem facilmente fraudar a posição financeira para fazer a empresa parecer mais lucrativa ou bem-sucedida do que realmente é. A auditoria, nesse caso, é crucial para garantir que as empresas representem seu posicionamento financeiro de forma justa e precisa e de acordo com as normas contábeis.

 

Existem três tipos principais de auditoria:

 

·         A auditoria externa, que é realizada por terceiros, que fornecem uma opinião imparcial que os auditores internos podem não ser capazes de dar. A auditoria financeira externa é utilizadaa para determinar quaisquer distorções ou erros materiais nas demonstrações financeiras de uma empresa. A auditoria externa é importante para permitir que várias partes interessadas tomem decisões com segurança em relação à empresa que está sendo auditada.

 

·         A auditoria interna, que é realizadas pelos colaboradores de uma empresa e não é distribuída fora da organização, mas sim utilizada para uso da gestão e de outras partes interessadas. A auditoria interna é utilizada para melhorar a tomada de decisões, fornecendo aos gerentes itens acionáveis ​​para aperfeiçoar os controles internos, garantindo conformidade com as leis e regulamentos e mantendo relatórios financeiros justos e precisos.

 

·         A auditoria governamental, que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos por entidade de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal. A auditoria governamental se encontra no arcabouço das Normas Brasileiras de Contabilidade e está a serviço da transparência, da confiança e do controle externo brasileiro.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.


Link: Auditoria

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse