A CONTABILIDADE FUTURA PELA VISÃO DO CONTADOR


Tradicionalmente, o papel do profissional da contabilidade tem sido associado à imagem do profissional que faz contas e mantém livros com as informações financeiras das empresas. Porém, a revolução tecnológica. além de outros fatores, está mudando a contabilidade hoje, posicionando os profissionais da área como verdadeiros consultores estratégicos.

 

Por isso, é importante visualizar o panorama presente e futuro do mundo da contabilidade. O relatório global The Practice of Now 2019, desenvolvido pela Sage, diz que 90% dos contadores acreditam que há uma mudança cultural na contabilidade, que consiste na passagem de uma profissão transacional para outra focada em consultoria. Essa mudança é motivada por motivos como demandas do mercado e de clientes, regulação, digitalização, mudanças de gestão, investimentos, entre outros.

 

O relatório também diz que 35% dos contadores consideram primordial o uso da tecnologia na contabilidade e investem nela o mais rápido possível para diversificar sua oferta. Ainda que a maioria esteja implementando ferramentas básicas necessárias para acompanhar o trabalho ou atender às expectativas do cliente, o cenário começou a mudar em 2020, com a pandemia da COVID-19 e a necessidade de acompanhar a digitalização acelerada nas empresas.

 

Os profissionais da contabilidade também acreditam que precisam de novas competências que vão moldar o futuro da contabilidade nos próximos anos como alfabetização tecnológica, construção de relações sociais, aconselhamento comercial, gerenciamento de projetos e experiência na indústria fora da área da contabilidade Nesse sentido, o recrutamento de talentos é voltado para a busca dessas competências, e pelo relatório, 82% dos contadores consideram o recrutamento em um ambiente não tradicional.

 

Como principais desafios para o futuro da contabilidade, os contadores citam o recrutamento e o treinamento. Diante deste último, 62% deles aceitam que o treinamento de hoje não será suficiente para realizar uma prática com sucesso até 2030. O relatório diz que, considerando que 82% dos profissionais da contabilidade consideram o recrutamento em um ambiente não tradicional, até 2030 as práticas contábeis se desenvolverão de forma diferente de como são administradas na contabilidade hoje.

 

A contabilidade não parou de evoluir desde o seu início. No entanto, as mudanças estão acontecendo mais rapidamente. Para ter sucesso, é preciso inserir-se o mais rápido possível na dinâmica da digitalização, utilizando ferramentas tecnológicas que farão do trabalho do contador uma atividade confiável e segura.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse