A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO


A contabilidade visa oferecer informações confiáveis ​​sobre a realidade econômico-financeira de uma empresa, de forma a facilitar a tomada de decisões financeiras, estratégicas e de investimento. Os usuários dessas informações não se limitam apenas aos proprietários, mas a um grupo heterogêneo de usuários interessados ​​em conhecer tais informações, como fornecedores, clientes, funcionários, instituições financeiras, administrações públicas, etc.

 

Em tempos atuais, de grandes incertezas econômicas, é especialmente importante que se tenha uma contabilidade confiável, que permita aos empreendedores, em conjunto com outras ferramentas e variáveis, tomarem as decisões mais adequadas para tirar o melhor proveito da situação adversa.

 

Em primeiro lugar, a contabilidade, como ferramenta de informação para a tomada de decisões, permite avaliar o impacto que a crise irá causar nos negócios, caracterizada por um elevado grau de incerteza que dificulta o conhecimento. Ela permitirá estimar esse impacto em diferentes cenários, do mais ao menos adverso, que, em conjunto com a análise de outras informações e da experiência do profissional, poderá ajudar na continuidade da empresa.

 

A contabilidade também pode ser essencial para provar a perda de lucro como resultado do encerramento de negócios ou de uma redução drástica nas atividades. A pandemia é um fenômeno extraordinário e não se sabe se  os seguros contratados podem cobrir os prejuízos sofridos pela cessação ou colapso da atividade. Por isso vale uma revisão nas apólices de seguro, pois se houver entendimento que a perda de lucros pode ser coberta pela apólice, será necessário comprovar por meio de laudo de perito, que terá como base a contabilidade.

 

Muito importante também enfatizar o cumprimento das obrigações tributárias que recaem sobre as empresas, independentemente do setor em que operem. Manter uma contabilidade ajustada às regulamentações e leis é essencial e ao mesmo tempo as protege de uma eventual multa pelos órgãos de fiscalização fiscal.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse