Entenda O Que É IFRS E Sua Importância

Sigla de International Financial Reporting Standards, o conceito reúne as diretrizes para que as empresas atendam às normas internacionais para relatórios financeiros

normas ifrs

Um dos pontos mais importantes quando falamos em contabilidade é o balanço financeiro de uma empresa. O documento que reúne todos os movimentos contábeis do negócio deve ser claro, transparente e atender a todas as normas do mercado. Por outro lado, seguir a todos os padrões exigidos exige técnica e conhecimento, garantindo assim o correto preenchimento das informações.

Entre os padrões de relatórios contábeis, temos o IFRS, sigla para International Financial Reporting Standards (conhecido no Brasil como Normas Internacionais de Relatórios Financeiros). Este padrão facilita que empresas possam apresentar seus números em um âmbito intercontinental, facilitando a leitura dos dados por profissionais de outros países.

O conceito de IFRS:

De forma resumida, o IRFS é o modelo de normas contábeis que as empresas devem seguir para atender às normas internacionais, deixando o balanço contábil claro e interpretável em diferentes países.

Adotado em mais de 120 países, o IFRS também é utilizado no Brasil. Este padrão de escrituração contábil é fundamental para empresas que desejam crescer e manter uma boa imagem perante acionistas e investidores.

Todo empresário ou administrador de empresa deve sempre se lembrar da importância de ter números financeiros bem organizados, transmitindo aos terceiros uma imagem transparente e clara sobre a solidez do negócio. A auditoria externa também é indispensável neste sentido.

“Em aplicação da nova Lei das SAs 11.638/07, as normas IFRS estão sendo atualmente adaptadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e incluídas nas práticas contábeis brasileiras pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e agências reguladoras (ANEEL)”. Fonte.

Precisa de consultoria com o IFRS?

Devido às constantes atualizações envolvendo o IFRS, é sempre indicado e aconselhável contar com uma consultoria. A TATICCA Auditores e Consultores possui uma equipe com ampla experiência no segmento. Entre em contato pelo telefone (11) 3062-300 ou pelo e-mail taticca@taticca.com.br.