A Cooperação Entre Auditoria Interna, Auditoria Externa E Comitê De Auditoria

Entenda como o trabalho em conjunto de diferentes tipos de auditoria podem ajudar na governança corporativa, atuando em equipe para a obtenção de melhores resultados

cooperacao entre auditoria externa e interna

Apesar de auditoria interna, auditoria externa e comitê de auditoria terem papéis diferentes, suas funções muitas vezes se cruzam. Os auditores externos podem utilizar o trabalho dos auditores internos na medida em isso é permitido pelas normas de auditoria e reguladores. O comitê de auditoria, por sua vez, contrata o auditor externo e, muitas vezes, supervisiona o trabalho de auditoria interna.

A intersecção entre as auditorias

A intersecção, por vezes, é um ponto indefinido na prática. Ao longo dos últimos anos, tem se notado ocasiões em que auditores externos contaram com o trabalho dos auditores internos sem uma base suficiente para fazê-lo.

Como resultado, os auditores externos podem não estar dispostos ou incapazes de contar com o trabalho dos auditores internos. Os comitês de auditoria podem estar relutantes em ter de auditoria interna trabalhando muito como uma extensão de auditores externos, fazendo testes sobre os controles internos quando auditoria interna tem muitas outras funções.

Os aspectos entre a cooperação entre as auditorias

Os esforços para a intersecção de funções entre auditoria interna, auditoria externa e comitês de auditoria podem ser cruciais para a elevação do nível de governança corporativa, assim, esse processo pode levar em conta os seguintes aspectos:

  • A comunicação frequente entre os auditores externos e internos pode eliminar a duplicação de trabalho e melhorar a qualidade da auditoria. Canais formais e informais de comunicação entre o comitê de auditoria, auditores externos e auditores internos são necessárias.
  • Os auditores internos recebem treinamento sobre a evidência de auditoria que os auditores externos podem desejar.
  • Os comitês de auditoria podem atuar como intermediários na gestão de expectativas para os auditores externos e internos, e pode facilitar a comunicação entre eles.
  • O papel da auditoria interna na auditoria externa não deve ser considerado menos relevante do que os outros serviços de auditoria interna fornecidos à organização.
  • Em circunstâncias em que auditores externos se envolvem frequentemente com a auditoria interna, eles estão bem posicionados para compartilhar com o comitê de auditoria as suas observações do desempenho da auditoria interna.

Como contratar o serviço de auditoria externa e auditoria interna?

Entre em contato com a TATICCA Auditores e Consultores para obter mais informações pelo e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 3062-3000 e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização da atividade.