Gestão De Riscos: Por Que Contratar Uma Empresa Externa?

É comum que lideranças fiquem em dúvida em gerir os riscos de maneira interna ou terceirizar. Confira as vantagens de contar com uma empresa especializada

 gestao de riscos contratar empresa externa

A gestão de riscos é uma etapa fundamental para a sustentabilidade de um negócio em longo prazo. O processo que visa identificar e se proteger contra possíveis ameaças garante que diretores e gerentes possam dar andamento em seus planos, sem precisar se preocupar com obstáculos imprevistos. Diante da reconhecida importância, a gestão de riscos gera uma pergunta: é melhor realizar esse gerenciamento de maneira interna ou contratar uma empresa externa?

A importância da experiência na gestão de riscos:

Sem dúvidas, ao delegar a gestão de riscos para uma equipe interna, a liderança acaba criando uma falsa impressão de que estará mais próxima do processo e poderá controlar melhor o fluxo de atividades. Entretanto, trata-se de uma falácia, pois raramente profissionais que já possuem suas próprias atividades poderão conciliar de maneira eficaz o gerenciamento dos riscos.

Outro problema: a falta de experiência em gestão de riscos poderá resultar em várias ameaças não detectadas. Portanto, é fundamental ter o conhecimento para aplicar o projeto da gestão de riscos, contanto com profissionais já especializados e vivência na atividade.

Dessa forma, entende-se que uma das principais razões para contratar uma empresa para o gerenciamento de riscos é poder contar com uma experiência comprovada na função. A Taticca Auditores e Consultores conta com um time de profissionais renomados aptos a desenvolver a gestão de riscos e auxiliar em sua implementação.

Contar com profissionais especializados também garantirá o rápido suporte na resolução de dúvidas que surjam durante a gestão de riscos. Os consultores poderão recorrer a seus conhecimentos prévios para responder às perguntas do contratante.

A gestão de riscos e o ambiente regulatório:

Cada segmento do mercado tem suas próprias considerações regulatórios e aspectos vigentes que não podem ser ignorados, tanto pela questão legal quanto a própria segurança do negócio e de seu colaborador. A grande dificuldade é que tais regulações mudam periodicamente, seja de maneira mais esporádica ou então frequente. Novamente, contar com uma empresa externa para a gestão de riscos é o mais recomendável. Os consultores poderão acompanhar as modificações regulatórias de maneira mais próxima, colocando sua expertise para enxergar de maneira contextual e antever possíveis desdobramentos.

Como a Taticca Auditores e Consultores pode ajudar?

Formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência, a Taticca Auditores e Consultores é conhecida por sua eficácia e metodologia em áreas como gerenciamento de riscos, auditoria, assessoria, entre outros.

Não deixe de solicitar um orçamento para um projeto de gestão de riscos para sua empresa pelo e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 3062-3000. A Taticca possui a solução ideal para o seu negócio.