Sua Empresa Pode Contar Com Incentivos Fiscais?

Saiba mais sobre as oportunidades envolvendo incentivos fiscais e como a Taticca Auditores e Consultores pode ajudar no processo

incentivos fiscais para empresas

Perante crises e dificuldades de mercado, saber aproveitar cada oportunidade é essencial para se manter competitivo e manter o crescimento do negócio de maneira sustentável. Entre os possíveis recursos que empresários têm à disposição, um dos principais é a possibilidade de contar com incentivos fiscais. Mas, afinal: você sabe como sua empresa pode contar com os incentivos fiscais ou ainda não pensou no assunto? A Taticca Auditores e Consultores tem a solução ideal para ajudar na tarefa!

O que são os incentivos fiscais?

Muitos estados e munícipios oferecem incentivos fiscais para empresas como forma de gerar atratividade de investimento na região. A estratégia é boa para as ambas as partes. Do lado do poder público, eles conseguem trazer negócios para a região e possibilitam a geração de empregos e movimentação da economia. Já as empresas, por sua vez, têm um alívio na carga tributária e conseguem alocar seus recursos para áreas estratégicas do negócio.

Os incentivos fiscais podem reduzir ou eliminar um ônus tributário referente a um segmento de mercado ou atividade, seja de maneira direta ou indireta. Existem variadas formas de incentivo fiscal, entre as quais podemos destacar algumas.

Um dos mais conhecidos benefícios fiscais é o PAT, sigla para Programa de Alimentação do Trabalhador. Para aproveitar esse modelo, a empresa provém uma possibilidade de alimentação adequada ao seu colaborador, seja pela disponibilização de um benefício coletivo, distribuição de cestas básicas ou manter serviço próprio de refeições. As companhias adequadas a este modelo podem ter até 4% de dedução do Imposto de Renda devido.

Outro benefício fiscal bastante conhecido é o Incentivo à Inovação Tecnológica, baseado na Lei 11.196/2005. Neste contexto, por exemplo, as empresas têm a dedução “de valor correspondente à soma dos dispêndios realizados no período de apuração com pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica classificáveis como despesas operacionais pela legislação do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica - IRPJ ou como pagamento na forma prevista no § 2o do artigo 17 da Lei 11.196/2005”.

Além destes, existem muitos outros. É necessário, porém, reconhecer qual o incentivo fiscal intrínseco ao seu negócio.

Como reconhecer e utilizar os benefícios fiscais para empresas?

A Taticca Auditores e Consultores conta com uma equipe preparada para auxiliar empresários e administradores na avaliação das regiões mais atrativas para a implementação de suas respectivas atividades. Nosso serviço ainda conta com o suporte na elaboração de um pleito para apresentação perante às autoridades fiscais.

Os profissionais da Taticca Auditores e Consultores contam com um alto grau de conhecimento técnico e prática no exercício de aplicações metodológicas contábeis e financeira. Somos conhecidos pela experiência em auditorias externas e contábeis, impostos diretos e indiretos, gerenciamento de riscos e muito mais. Entre em contato pelo e-mail contato@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 3062-3000 e conheça mais detalhes de como podemos ajudar sua empresa.