O Suporte Da Auditoria Externa Para A Transição Ao IFRS Ou IPSAS

Entenda como a auditoria externa pode auxiliar sua empresa na adaptação ao IFRS ou ao IPSAS, adequando-se aos padrões internacionais de contabilidade

o suporte da auditoria externa para a transicao ao ifrs ou ipsas

Para o crescimento de um negócio, é fundamental que o departamento financeiro siga rigidamente as normas estabelecidas por órgãos de contabilidade. Isso não somente ajuda na solidificação da empresa como também evita problemas judiciais ligados ao assunto. Por outro lado, essa não é uma tarefa fácil, pois frequentemente as normas contábeis são atualizadas e as empresas precisam se adequar ao novo cenário. Entre os mais importantes padrões de contabilidade estão o IFRS e o IPSAS.

O que é IFRS e por que é importante para sua empresa?

IFRS é a sigla em inglês para International Financial Reporting Standards. Em uma tradução livre, significa Normas Internacionais de Relatório Financeiro. Atualmente, muitos países têm adotado o IFRS como seu principal modelo contábil. O objetivo é facilitar o entendimento dos números apresentados independentemente do país.

No Brasil, o órgão responsável pela regulamentação das práticas contábeis é o Conselho Federal de Contabilidade, o CFC. Esta instituição emite as Normas Brasileiras de Contabilidade que possuem força de Lei Federal.

Ainda em relação à adequação ao IFRS, o governo federal alterou a Lei 6.404 para as novas Leis 11.638 e 11.941. A mudança introduziu novos conceitos, métodos e critérios contábeis e fiscais para buscar uma harmonização com os padrões internacionais.

Dentro do âmbito do IFRS, é essencial considerar também a contribuição dos pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, conhecidos pela sigla CPC.

O CPC é resultado dos trabalhos em conjunto de seis entidades: CFC, IBRACON, Fipecafi, Bovespa, Apimec e Abrasca. O modelo permitiu o contato de empresas brasileiras com economias do exterior, tendo até mesmo títulos negociados em bolsas de grande movimentação no mundo.

Outro detalhe importante é que o CPC também é aplicável às pequenas e médias empresas (PME), disponibilizando padrões para atrair investidores internacionais e contribuir com um maior profissionalismo e a governança corporativa.

Os objetivos do IFRS:

Como destacado anteriormente, o IFRS foi desenvolvido para facilitar um padrão internacional referente à contabilidade das empresas. Dessa forma, ao adotar o IFRS, as empresas estarão facilitando o entendimento de números apresentados em relatórios em âmbito global. A ação favorece na captação de investidores estrangeiros, na demonstração de resultados a acionistas, na transparência com colaboradores, entre outros.

Por meio do IFRS, o empresário dá aos relatórios de sua empresa maior compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade, independentemente do país.

Mudando o enfoque: o que é IPSAS?

Agora que você já entende a importância do IFRS, também é importante conhecer o IPSAS. A sigla representa o termo International Public Sector Accounting Standards, que significa Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público. O nome já é bastante autoexplicativo.

Por meio do IPSAS, entidades do setor público podem preparar demonstrações contábeis seguindo a exigência dos padrões internacional. É fundamental que essas entidades possam demonstrar seus números com transparência e clareza ao mercado, seja para investidores ou para os próprios clientes e beneficiários.

No Brasil, o IPSAS está em fase de transição, já começando a ser adotado pelas empresas públicas. Dentro deste contexto, também devemos citar o MCASP, Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Este material colabora com o processo de elaboração e execução do orçamento, além de contribuir para resgatar o objeto da contabilidade como ciência, que é o patrimônio. Como o próprio site Tesouro Nacional destaca, a “contabilidade poderá atender a demanda de informações requeridas por seus usuários, possibilitando a análise de demonstrações contábeis adequadas aos padrões internacionais, sob os enfoques orçamentário e patrimonial, com base em um Plano de Contas Nacional”.

Como a Taticca pode ajudar na transição para o IFRS ou IPSAS?

Realizar a transição de outros modelos contábeis para o IRFS pode gerar dúvidas. É algo bem natural. Por isso, contar com uma equipe de especialistas é fundamental para migrar com segurança, estabilidade e fácil compreensão do novo método. A Taticca Auditores e Consultores é reconhecida por seu modelo de auditoria externa e seu time com profissionais de alto grau técnico e com uma metodologia sólida e eficaz. Entre os serviços relativos ao assunto, oferecemos:

  • Avaliação de processos, controles
  • Manejo das ferramentas para a transição
  • Treinamentos
  • Assessoria na adaptação de processos, dados e sistemas
  • Assessoria de contabilidade e ferramentas de suporte

Entre em contato conosco pelo e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 3062-3000 para saber mais e o melhor caminho para adequar a sua empresa.