A Importância Do Gerenciamento De Riscos Na Manutenção De Contratos

Entenda por que utilizar técnicas de gerenciamento de riscos na manutenção de contratos é fundamental para manter seu negócio seguro e em crescimento sustentável.

a importancia do gerenciamento de riscos na manutencao de contratos

Entenda por que utilizar técnicas de gerenciamento de riscos na manutenção de contratos é fundamental para manter seu negócio seguro e em crescimento sustentável.

Toda negociação irá precisar de um contrato. Ele é uma segurança tanto para o cliente quanto para o prestador de serviço. Devido essa importância, sempre pode haver dúvidas para a elaboração de um contrato. É necessário levantar pontos importantes, como a característica do serviço, objeto, metodologia, prazos de entrega/realização, valores, cláusulas de desistência, cláusulas trabalhistas entre outros.

O que muitos empresários não sabem, é que podem contar com projetos de gerenciamento de riscos em contratos, onde um especialista verifica e indica os processos que podem ser melhorados, garantindo ainda mais os ganhos e a segurança da companhia.

O que pode ser visto em um contrato do ponto de vista de gerenciamento de riscos?

Atualmente, o gerenciamento de riscos na gestão de contratos é tido como um fator estratégico nos negócios, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros, o bom gerenciamento de riscos, visto como forma de antecipar que riscos ocorram server como fator preventivo e reduzem perdas nas empresas.

A função do gerenciamento de riscos em contratos é vista como atividade, que assegura e compactua na organização e sinergia dos processos de gestão das contratações com todos os departamentos de uma empresa, tem como objetivos de eficiência na obtenção dos materiais e serviços certos, das quantidades corretas, das entregas pontuais e dos preços mais vantajosos e na prestação dos serviços com qualidade.

O processo de gerenciamento de riscos em contratos, seja ele de qualquer tipo, é definido pelos Subprocessos abaixo:

  • Desenvolvimento e manutenção de fornecedores.
  • Identificação da necessidade de contratação.
  • Seleção do fornecedor / contratante.
  • Definição de Critérios para Criação de Vínculo Contratual.
  • Identificação e Enquadramento de Operações Contratuais.
  • Gestão de Contratos.
  • Execução do Follow-up das contratações.
  • Recebimento e SLA das contratações.

Um empresário experiente sabe a importância dos contratos para o seu negócio, seja com clientes ou fornecedores ou parceiros. Portanto, é necessário minimizar os riscos e aumentar as oportunidades. A Taticca Auditores e Consultores possui uma equipe especializada e com alto conhecimento técnico em serviços de gerenciamento de riscos. Em relação a contratos, nossos especialistas realizam a identificação e análise dos riscos, um diagnóstico dos processos realizados à gestão de contratos celebrados com clientes ou fornecedores ou parceiros, buscando a identificação de oportunidades de melhorias, incluindo inventário, revisão dos modelos padrões adotados, normas e procedimentos, ferramentas de apoio, monitoramento periódico e indicadores de desempenho.

Considerações importantes para o gerenciamento de riscos em contratos:

Quando um contrato é desenvolvido, é necessário levar em conta muitos aspectos que devem ser enquadrados em um gerenciamento de riscos. São elementos como planejamento, propriedade e título, desenho, construção, medição e aprovação (produto e/ou serviço), preço e pagamento, responsabilidade e seguro, aspectos legais e conformidade.

O projeto de gerenciamento de riscos em um contrato deve considerar adversidades e problemas envolvendo o negócio, seja na utilização do produto/serviço pelo cliente ou então no fornecimento prestado por terceiros. Não é indicado possuir um fornecedor que não tenha planos de contingência em relação aos próprios processos. Quando toda cadeia conta com um projeto de gerenciamento de riscos, os processos se tornam mais rápidos e claros para todas as partes.

Para um bom gerenciamento de riscos em contratos todo empresários devem observar os potenciais riscos a seguir:

  • Planejamento ineficaz e/ou ausência de critérios para estipulação de contratos.
  • Análise e elaboração de contratos por áreas sem habilidades técnicas.
  • Estabelecimento de contratos que não assegurem os direitos da Empresa.
  • Operações estratégicas realizadas sem a formalização contratual entre as partes.
  • Contratos não condizentes com os objetivos e/ou estratégias da Empresa.
  • Não observância aos termos contratuais acordados entre as partes.
  • Tomada de decisão com base em informações incorretas, incompletas, desatualizadas ou inexistentes.

O gerenciamento de riscos em contratos já prevê cenários de adversidades no futuro, protegendo o negócio contra problemas. Por outro lado, a ausência de um contrato bem estruturado abre possibilidades para processos e disputas judiciais. Além do percalço em si, o transtorno ainda acarreta despesas jurídicas, gasto de tempo das equipes e possíveis riscos a imagem da marca. Dessa forma, o valor do gerenciamento de riscos em contratos é intangível, superando seu custo inicial e oferecendo uma solução em longo prazo.

Com a implantação do gerenciamento de riscos em contratos as empresas, com maiores facilidades poderão gerir suas contratações e de forma automática terão os benefícios a seguir:

  • Planejamento eficaz para estipulação de contratos.
  • Melhoria continua dos processos
  • Reduzir riscos
  • Aumentar a eficiência
  • Elevar o nível de governança
  • Otimizar recursos humanos e técnicos na gestão
  • Padronização de processos, maior facilidade na transferência de conhecimento
  • Melhor acompanhamento dos níveis de serviço dos fornecedores.
    • Execução dos serviços estabelecidos em contrato.
    • Prestação de Contas de despesas compatíveis com o acordado.
    • Comparação entre os valores cobrados e os previstos.
    • Existência de fornecedores prestando serviços após o vencimento do contrato.
    • Reavaliação periódica dos custos dos serviços com base na realidade do mercado.
  • Maior agilidade na identificação de problemas e no processo de tomada de decisão por meio de indicadores chaves de performance.

Qual a melhor prática utilizada para o gerenciamento de riscos em contratos?

A Taticca Auditores e Consultores utiliza metodologia desenvolvida de gerenciamento de riscos em contratos a partir das premissas do COSO II - ERM (Committee of Sponsoring Organizations) e Práticas de Governança Corporativa emanadas pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Como a Taticca pode ajudar com o gerenciamento de riscos em contratos?

Nosso objetivo visa assessorar nossos clientes no estabelecimento das melhores práticas de mercado no gerenciamento de riscos, mapeamento e melhoria dos processos na boa gestão de contratos, na melhor definição das responsabilidades, definição dos critérios, e os procedimentos básicos, relativos à formalização de contrações e respectivos encerramentos (contratos, aditivos, encerramentos, rescisões e distratos contratuais).

A Taticca Auditores e Consultores é reconhecida por sua qualidade nas áreas de gerenciamento de riscos, auditoria, contabilidade e outras. Nossos especialistas possuem alto grau técnico de conhecimento em projetos de gerenciamento de riscos em contratos e oferecem soluções para o negócio do empresário, avaliando, analisando e apontando resoluções, além de acompanhar o administrador em casos de dúvidas ou sugestões. Entre em contato pelo telefone (11) 3062-3000 ou e-mail taticca@taticca.com.br