O Papel Da Auditoria Externa Para Perícias E Investigações

Além do levantamento de informações contábeis e financeiras, a auditoria externa também pode ser aplicada em perícias e investigações

o papel da auditoria externa para pericias e investigacoes

Um dos maiores valores para as empresas é a credibilidade. Quando uma companhia possui uma boa imagem perante o mercado, conseguir novos clientes e crescer é uma questão de planejamento e boa administração. Por outro lado, quando há a suspeita de que algo está errado, o prejuízo é imediato. Por isso, é fundamental que empresários se protejam contra fraudes e demais irregularidades. Neste cenário, a auditoria externa e independente é uma das melhores ferramentas disponíveis.

A auditoria externa na prevenção de fraudes

Uma das maiores vantagens da auditoria externa é a emissão de um certificado imparcial sobre os dados apresentados por ela. Perante mercado, existirá a ciência sobre a veracidade das informações e a confiabilidade da companhia. Entre os variados tipos de auditoria independente, uma de suas aplicações é para a prevenção de fraudes e irregularidades. Para o empresário ou administrador, trata-se de uma proposta de valor inestimável, pois garante a idoneidade da companhia.

Caso haja uma suspeita prévia, esse modelo de auditoria externa também pode realizar a investigação de fraudes ou irregularidades. Constatando que há algo errado, o auditor independente poderá apontar o problema por meio de sua metodologia e técnica apurada.

Outros escopos da auditoria externa para perícias e investigações

Por meio da auditoria independente, também é possível verificar se a empresa possui conformidade e adequação à Lei Brasileira Anticorrupção 12.846/13, que dispõe sobre “a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira”. Existem muitos detalhes para este aspecto legal, portanto, a experiência e conhecimentos do auditor se tornam ainda mais imprescindíveis.

Outro exemplo de aplicação é a possibilidade de assistência técnica em disputas judiciais ou extrajudiciais. Ainda nesta esfera, o auditor também pode atuar como um expert. Dessa forma, as partes envolvidas podem se sentir mais seguras sobre os dados levados ao poder judiciário.

Um dos aspectos mais úteis dessa modalidade de auditoria externa para o empresário é seu suporte para o Compliance da companhia. Após analisar a companhia, o auditor independente poderá criar, implementar e monitorar os programas e políticas do negócio. Novamente, trata-se de outra proposta de alto valor agregado ao administrador da empresa, pois ele poderá focar em outros assuntos inerentes ao seu cargo, deixando que o auditor realize os procedimentos necessários.

Como a Taticca pode ajudar com a auditoria externa de laudos contábeis, perícias e investigações?

A Taticca Auditores e Consultores possui uma equipe com alto conhecimento técnico contábil e uma metodologia rigorosa para o levantamento e análise de informações. Através de sua expertise, é capaz de realizar diferentes tipos de auditoria independente, sempre buscando auxiliar e orientar o empresário para a adequação estratégica e a escolha do melhor caminho a ser seguido pela empresa. Entre em contato pelo telefone (11) 3062-3000 ou pelo e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais.