A Auditoria Externa De Procedimentos Previamente Acordados

Ideal para o levantamento e análise de dados de pontos específicos, a auditoria externa de procedimentos previamente acordados segue a NBC TSC 4400

a auditoria externa de procedimentos previamente acordados

Organizar informações contábeis é fundamental para que uma empresa ou instituição possa continuar crescendo ou até mesmo se recuperar de problemas financeiros. Apesar de existirem muitos tipos de serviços de auditoria externa, cada um deles possui suas próprias características. Neste artigo, iremos levantar os benefícios da auditoria externa para procedimentos previamente acordados.

O que são procedimentos previamente acordados na auditoria externa?

Há ocasiões em que o empresário ou administrador de um negócio ou instituição irá precisar da auditoria externa para assuntos específicos. Dessa forma, o auditor independente irá informar o contratante e seus representantes sobre os procedimentos que serão realizados para o levantamento das informações contábeis.

A origem desta nomeação é que o auditor e a entidade estão em acordo sobre os procedimentos que serão realizados durante a auditoria externa.

Características da auditoria externa de procedimentos previamente acordados:

Este tipo de auditoria externa possui algumas peculiaridades que devem ser levadas em consideração. Usando técnicas com alto grau metodológico, o auditor independente irá levantar e organizar as informações contábeis da entidade contratante do serviço. Seguindo todos os preceitos da NBC TSC 4400, ele irá produzir um relatório que será de grande valor organizacional, ajudando o empresário ou administrador a seguir o rumo mais saudável para o negócio.

É necessário destacar que o auditor externo irá levantar as informações e entregar o relatório aos representantes da entidade. Por se tratar de um serviço com procedimentos previamente acordados, ele não fornecerá nenhuma asseguração, ou seja, considerações sobre os resultados do documento. Isso vale em âmbito de opinião positiva ou forma negativa. Dessa forma, o usuário do relatório irá tirar suas próprias conclusões a partir dos procedimentos utilizados e das informações factuais apresentadas.

Também é característico da auditoria externa com procedimentos previamente acordados que somente aqueles que aceitaram os termos receberão o relatório final com as constatações do auditor independente.

Para este tipo de auditoria, o espectro de atividades podem englobar técnicas como indagação e análise, recálculo, comparação e outras verificações de precisão, observação, inspeção e, por último, obtenção de confirmações.

O auditor externo e os princípios da atividade:

Para realizar o trabalho, o auditor segue os princípios do Código de Ética do Contabilista, garantindo integridade, objetividade, competência profissional e zelo, confidencialidade, comportamento profissional e cumprimentos de todas as normas técnicas inerentes à atividade.

Como a Taticca pode ajudar com a auditoria independente?

A Taticca Auditores e Consultores é conhecida por empregar uma rigorosa metodologia em diferentes tipos de auditoria externa, incluindo a de procedimentos previamente acordados. Seus profissionais possuem alto grau técnico para levantar e organizar as informações referentes à auditoria independente, sempre seguindo as normas técnicas. Como resultado, o empresário possuirá um produto de alto custo/benefício para sua companhia ou instituição. Entre em contato pelo telefone (11) 3062-3000 ou e-mail taticca@taticca.com.br.