A Auditoria Externa E A Qualidade Da Informação

Entenda como a auditoria externa é fundamental para a criação de fluxos informativos claros, objetivos e organizados.

a auditoria externa e a qualidade da informacao

Ter as informações expostas de maneira organizada e com clareza é um dos desafios empresariais mais difíceis de serem administrados atualmente. Não é raro ver empresários e suas equipes se perdendo em fluxos que não recebem continuidade e tornam a rotina administrativa mais difícil e demorada. O resultado são balanços financeiros confusos, números errôneos e o pior de tudo: falta de controle sobre os rumos da companhia.

Como a auditoria externa pode ajudar?

Felizmente, os empresários podem contar com a auditoria externa para embasar informações e fluxos. Deixar que apenas colaboradores internos criem as rotinas administrativas e financeiras dá margem a erros de menor e maior gravidade.

Por outro lado, é possível contar com o apoio do auditor externo, um profissional de alta capacidade técnica e gerencial. Ele estará apto a criar fluxos internos para o controle e demonstração dos dados. Por meio da perícia do auditor externo, o empresário poderá entender como organizar as informações do negócio, onde é garantido que dados financeiros estejam sendo controlados por processos internos adequados.

Não se trata de algo dispensável. Muito pelo contrário. O auditor externo é uma garantia para a qualidade na geração de informação, como também nos controles por meio de conciliações e composições. Negligenciar a contribuição da auditoria externa pode ser muito danoso para a empresa. Por outro lado, o investimento é parte do processo para a criação de uma base sólida para a companhia, não deixando pontas soltas para o futuro.

As normas contábeis levantadas pela auditoria externa:

Quando uma empresa precisa apresentar informações a órgãos legais e outras partes do mercado, é fundamental que todos os dados estejam adequados às normas contábeis relacionadas.

Sim, você precisa estar atento a isso para não ter surpresas desagradáveis no futuro. E como resolver? Mais uma vez, o auditor externo se torna o suporte indispensável.

Quando o auditor externo cria uma rotina organizada para a geração de informações, ele garante que as normas técnicas da contabilidade estejam presentes no processo. Dessa forma, o confronto de despesas e receita é elaborado da maneira esperada por órgãos fiscalizadores e investidores ou sócios.

Isso é ainda mais imprescindível ao levarmos em conta que podem ocorrer mudanças nas normais contábeis eventualmente. Periodicamente, podem ocorrer alterações para melhorias. Um exemplo recente ocorreu em relação às leis 11.638/07 e 11.941/09, que alteraram a Lei de Sociedade Anônima para aproximar o padrão nacional das normas praticadas internacionalmente.

O auditor externo garante ao empresário que informações de cálculos de provisões como contingências, provisões para perdas de créditos ou estoques, cálculos de depreciação e amortização estejam enquadrados dentro dos padrões estabelecidos pelas normas contábeis.

Contando com a auditoria externa, o empresário poderá acionar o auditor sempre que houver dúvidas em relação a esses processos. Através de sua experiência e seus conhecimentos técnicos, o auditor contribui de forma embasada e assertiva para a solução do problema.

Como a Taticca pode ajudar com auditoria externa?

A Taticca Auditores e Consultores presta a consultoria de auditoria externa de alto padrão técnico, onde sua equipe oferece sugestões e soluções para diferentes etapas do seu negócio. Entre em contato pelo telefone (11) 3062-3000 ou pelo e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais sobre nossa variada gama de serviços.