O Auditor Externo E O Suporte No Plano De Negócios

O plano de negócios é uma das fases mais importantes de qualquer companhia. É justamente nele que o empresário coloca suas projeções em torno do mercado, de seu produto e demais pontos importantes que irão influenciar na evolução da sua empresa. A elaboração correta e adequada deste material pode ser um dos principais diferenciais entre o sucesso ou fracasso de um negócio. Mas afinal: como ter certeza de que seu plano de negócios foi desenvolvido da melhor forma possível?

a auditoria externa no planejamento estrategico

O auditor externo pode ajudar com o plano de negócios?

Durante o planejamento para começar uma empresa, é comum que o empresário e seus eventuais sócios não possuam todo o conhecimento necessário para construir um plano de negócios completo. É algo lógico que a atitude correta sempre deve ser a de buscar o parecer de um especialista. A presença deste membro não somente evita erros, como também acelera o fluxo para a criação do plano de negócios.

Neste contexto, o auditor externo poderá auxiliar o empresário, usando seu conhecimento técnico e imparcial para contribuir com a elaboração do plano de negócios. Por ser um profissional com alta capacidade técnica, poderá avaliar e revisar cenários previstos no documento. Sua visão é algo inestimável devido sua experiência de mercado, onde já está familiarizado com obstáculos recorrentes e problemas ao qual o empresário deve ficar atento.

O principal apoio que pode ser oferecido pelo auditor externo é a revisão de aspectos técnicos contábeis e tributários levantados no plano de negócios. Dessa forma, ele certifica aos sócios que os tratamentos deste âmbito estão adequados e que não surgirão imprevistos. O benefício é uma segurança consideravelmente maior para a realização da estratégia inicial.

O controle financeiro é um dos pontos mais importantes de um plano de negócios. Nele o empresário e o auditor externo poderão analisar questões como o fluxo de caixa, alocação de patrimônio, controle de despesas, entre outros. Para o futuro da companhia, é essencial que esta parte do documento esteja retratando a realidade do negócio da forma mais verossímil possível.

Igualmente importante, o planejamento tributário também deve ser abordado no plano de negócios. A presença do auditor externo se faz ainda mais imprescindível. O modelo de recolhimento tributário irá influenciar diretamente nos ganhos da companhia. As escolhas desta etapa irão trazer diferentes obrigações em relação ao Fisco, seja na esfera federal, estadual ou municipal.

Como a Taticca pode ajudar?

A Taticca Auditores e Consultores possui em sua equipe a presença de auditores externos do mais alto padrão técnico, atuando como consultores e oferecendo sugestões e soluções para diferentes etapas do seu negócio. Entre em contato pelo telefone (11) 3062-3000 ou pelo e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais sobre nossa variada gama de serviços.