Tenho Uma Empresa: Preciso De Auditoria?

Essa é a dúvida de muitos pequenos empresários. “Será que realmente devo fazer uma auditoria externa na companhia?”, costumam refletir. Geralmente ligados ao cotidiano da logística de sua empresa, eles costumam desempenhar muitos papeis: ajudar o financeiro, indicar candidatos ao RH, conversar com fornecedores, reunir-se com vendas e mais uma enorme gama de atividades.

auditoria externa para pequenas empresas

O ponto principal é o surgimento de perguntas como:

- Meu negócio é uma empresa. É necessária uma auditoria?

- Como a auditoria ajuda?

- É caro contratar um auditor externo?

Neste artigo, respondemos essas questões e um pouco mais, como discorrer sobre a Lei 6.404/76 e diferenciar mitos e verdades sobre a auditoria.

Curiosidades sobre a auditoria

Antes de expor os benefícios da auditoria, alguns dados chamam a atenção. Em um levantamento realizado em 2014, foi constatado que 47% das empresas que realizam uma auditoria interna terceirizam o serviço para empresas especializadas, sendo que esse número tende a aumentar cada vez mais. Por que isso ocorre? Essa característica é derivada do fato de que o mercado possui investidores cada vez mais exigentes. A terceirização da auditoria para uma companhia independente e com credibilidade traz resultados confiáveis para quem os acompanha, satisfazendo sócios e investidores sobre a veracidade das informações.

Outro dado interessante sobre a contratação do auditor externo é a Lei 6.404/76. Caso o empresário tenha planos de tornar a companhia aberta, a auditoria externa é obrigatória. O mesmo vale para processos de fusão, incorporação cisão ou consolidação, de acordo com essa lei e também a Lei 6.385/76.

Percebe que há uma característica comum aos dois fatores? Em ambos os casos, o principal ponto que justifica a realização da auditoria externa é a transparência e a credibilidade do negócio. Para investimentos, recebimento de empréstimos e outras ações do gênero, o proprietário da empresa precisa comprovar a solidez do seu negócio.

Os benefícios da auditoria externa para a empresa de pequeno porte:

- Comprovação de transparência e solidez do negócio

Como foi destacado anteriormente, um dos principais pontos para a realização da auditoria externa é a comprovação dos números apresentados. O aval do auditor perante o mercado embasa o que a companhia mostrou em seus relatórios. É um selo de autenticidade que traz credibilidade à empresa. Por outro lado, caso os números estejam errados, o auditor poderá apontar esse equívoco. Dessa forma, os colaboradores poderão corrigir o erro e chegar aos números corretos. É justamente essa imparcialidade da auditoria externa no compromisso com a verdade que tranquiliza investidores e sócios.

- Organização dos fluxos

Por meio das orientações do auditor, o empresário e sua equipe poderão perceber melhores fluxos de trabalho para se organizarem. Muitas vezes, é comum que empresas menores não tenham ainda métodos bem definidos já estabelecidos para seus procedimentos. O auditor, por meio de sua análise e levantamento de dados, conseguirá destacar para a área responsável o que é importante e qual a melhor forma de apresentar as informações para investidores, sócios e demais órgãos.

- Detecção de riscos

Outra grande vantagem da auditoria externa é a possibilidade de detectar riscos em uma fase inicial. Após o levantamento dos dados, se houver algum problema, o empresário e seus colaboradores estarão aptos a adequar a situação rapidamente. Isso é benéfico por várias causas, entre elas, o fato de não construir mais números em cima de métricas errôneas que podem ser mal interpretadas.

A Taticca e a metodologia de auditoria externa

Caso você tenha ainda mais dúvidas sobre os benefícios da auditoria externa para sua empresa, seja de pequeno porte ou maior, entre em contato conosco. Mande um e-mail para taticca@taticca.com.br ou, se preferir, ligue para o telefone (11) 3062-3000.

A Taticca possui uma metodologia própria e rigorosa para a realização da auditoria externa, justamente para levantar os dados de forma imparcial e apresentar os resultados ao contratante. Nossos auditores atuam como consultores, oferecendo sugestões e solução para aprimorar a gestão e o controle de dados.

Não importa o tamanho de sua empresa: a Taticca tem a solução ideal para o seu negócio.