A Auditoria Contribui Para A Empresa De Menor Porte Crescer De Modo Organizado

Uma avaliação por uma auditoria externa pode auxiliar para melhorar gestão operacional das empresas, bem como, estabelecer ou revistar estratégias e buscar investidores e financiadores de seus negócios.

objetivo da auditoria externa

Em geral, a auditoria pode estar vinculada a grandes negócios ou crises. Nesse contexto, a auditoria parece ser algo não agradável, ao qual somente corporações complexas em apuros deveriam se submeter. Entretanto, uma avaliação externa pode não só ser feita em um negócio de menor porte, como pode ser extremamente importante para o crescimento sustentável da empresa.

O objetivo da auditoria externa

Se a auditoria for contratada numa relação de parceria, as empresas de menor porte podem se beneficiar desse tipo de consultoria externa de várias maneiras. A primeira delas é uma revisão da organização contábil e práticas contábeis. Pois, por melhor que seja o contador, é comum observar problemas de processos de controles internos que dificultam a geração e controle de informações de forma organizada e que seja possível se beneficiar de práticas contábeis que sejam mais adequadas com as características de cada empresa, como por exemplo, métodos de depreciação de bens tangíveis e intangíveis, pois pode ser que a empresa possa estar depreciando em níveis maiores ou menores que os tecnicamente adequados para as suas características, assim podendo estar demonstrando menor ou maior lucro que possa ser distribuído ou tributado de forma não adequada.

Ao recorrer a financiamentos com instituições financeiras, as taxas de juros e demais condições podem ser melhor negociadas se a empresa apresentar informações auditadas aos bancos, pois é comum que, por exemplo, o BNDES requeira a realização de auditoria das demonstrações financeiras para conceder empréstimos.

Em casos de expansão nos negócios de uma empresa, a auditoria pode contribuir ao avaliar se existem atividades na empresa que podem ser terceirizadas ou reorganizadas, com benefícios econômicos e condições de manter o foco nas atividades prioritárias da empresa.

Além das funções propriamente de auditoria de demonstrações financeiras, onde o auditor realiza procedimentos específicos para emitir seu parecer, os auditores podem contribuir com orientações sobre temas contábeis, tributários, trabalhistas, societários e econômicos para que decisões estejam pautadas em práticas e informações que possam oferecer maior segurança de alcançar resultados desejados ou mesmo de realizar eventuais correções no que for necessário. Essa postura de parceria da auditoria não é muito comum, mas que, por ter conhecimentos consolidados por meio de volume significativo de exposições a diferente cenários, o auditor pode sim contribuir mais com soluções e não apenas no contexto uma auditoria que venha tratar de problemas mais graves.

Quando se realiza uma avaliação independente da empresa, o auditor busca identificar as deficiências internas e comunicá-las aos contratantes de seus serviços sem medo de se comprometer ou se prejudicar dentro da empresa. Desta forma, o auditor é capaz de detectar, por exemplo, problemas na gestão de estoque ou inadequada organização da estrutura hierárquica, que podem indicar que profissionais diferentes podem estar executando tarefas em duplicidade ou desnecessárias. No caso de grandes empresas, a auditoria produz credibilidade junto ao público externo. Para empresas de menor porte, em geral, a auditoria se mostra mais útil para a reorganização interna.

A avaliação de propósitos da auditoria externa

Entretanto, se mostra prudente avaliar bem os propósitos de uma decisão de contratar uma auditoria, pois deve definir exatamente qual será a tarefa da auditoria e de que maneira o seu trabalho será útil. Esse aspecto é muito importante, pelo fato de que o trabalho e relatório do auditor podem apontar muitas deficiências e a empresa contratante de seus serviços não saber o que fazer com aquilo, ou seja, o trabalho do auditor acaba sendo engavetado e passa a ser frustrante para a empresa e o auditor.

Ao definir bem o que se espera com o trabalho de auditoria e a empresa contratante sabe aproveitar os resultados da avaliação do auditor, o negócio da empresa pode ter uma elevação importante na qualidade da gestão e por consequência de seu negócio.