O Potencial Do Planejamento Tributário Para O Seu Negócio

Saiba mais sobre consultoria tributária e aproveite os benefícios para sua empresa

planejamento tributario

O planejamento tributário consiste no uso da contabilidade de forma estratégica. Neste sentido, destaca-se um dos papeis mais relevantes desempenhados pelas consultorias, as quais se dedicam à avaliação criteriosa e responsável de todos os pontos que envolvem sua empresa, tais como gastos, custos e impostos. Dessa forma, toda movimentação de valores da empresa é analisada pormenorizadamente e, com base nos dados levantados, são elaborados gráficos que representarão, de forma clara e didática, a situação atual na qual a empresa se encontra. Em outras palavras, com base nessa pesquisa, será possível aferir quanto se gasta, quais são os tipos de custos, como reduzi-los e de que maneira fazê-lo. Portanto, é de suma importância que as análises sejam realizadas de forma organizada e sucessiva, para que o resultado almejado seja atingido de maneira eficiente, célere e segura.

Os levantamentos são feitos em etapas, a citar:

(i)           diagnóstico da cadeia de valor;

(ii)          planejamento estratégico;

(iii)        revisão dos processos;

(iv)         planejamento de vendas e operações;

(v)          strategic sourcing;

(vi)         centro de serviços compartilhados;

(vii)       orçamento base zero; e

(viii)      gestão de indicadores.

As etapas do planejamento tributário

E como funciona cada etapa do planejamento tributário? Abaixo, oferecemos uma explicação sintética de cada uma dessas fases:

  • Diagnóstico da cadeia de valor: neste primeiro momento, um grupo de consultores experientes irá até a empresa. Ato contínuo, uma série de atividades será desenvolvida a fim de se analisar o desempenho da companhia, em um curto espaço de tempo, e, com isso, será radiografada a situação atual na qual a empresa se encontra.
  • Planejamento estratégico: é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. Nessa etapa, calculamos os riscos e estabelecemos metas para serem atingidas e os objetivos a serem alcançados. O foco não é apenas a busca desses objetivos, mas, especialmente, a formulação de uma estrutura de planejamento para concretizar as metas e os objetivos, isto é, colocar em prática as ações que gerarão resultados positivos. Neste contexto, é essencial estar preparado para eventuais momentos difíceis do mercado, como mudanças no perfil dos clientes, da demanda dos produtos, dentre outros entraves. Contudo, todos os riscos deverão ser calculados com a maior segurança possível ao investimento.
  • Revisão de processos: é feita uma revisão periódica para se averiguar o real arranjo estrutural da empresa e, caso necessário, serão sugeridas adaptações ao modelo de mercado adotado.
  • Planejamento de vendas e operações: assim como as etapas anteriores, o planejamento também deverá ser aplicado à área de vendas, o que permitirá a identificação de novas oportunidades e correções de deficiências.
  • Strategic Sourcing: o custo de uma empresa interfere diretamente no desenvolvimento de todas suas áreas. Quando um custo é reduzido em uma área, a empresa como um todo ganha. Essa análise qualitativa, portanto, é feita justamente nesta etapa. Dessa forma, é realizada uma pesquisa em variados setores, tais como negociação, importação, frete, armazenagem dos materiais, qualidades e serviços de terceiros, com o fim de se identificar os tipos de custos, bem como mensurá-los.
  • Centro de serviços compartilhados: a busca de serviços terceirizados é, sem dúvida, uma das boas práticas para redução de custos. Proporciona como benefícios à empresa o controle da qualidade e maior expansão de outras atividades operacionais.
  • Orçamento base zero: as pesquisas são feitas a fim de que sejam exibidos e quantificados todos os custos, o que permitirá a identificação dos nichos passíveis de mudanças e aqueles que já se encontram estáveis.
  • Gestão por indicadores: os indicadores revelarão o que deverá ser feito para promover o melhor desempenho da empresa. A implantação das ações e sugestões oferecidas pelas consultorias proporcionará à empresa a maximização de seus resultados e o ganho em eficiência esperado.

Quer saber mais sobre planejamento tributário?

A Taticca oferece o serviço de consultoria tributária. Nossos especialistas possuem a metodologia e experiência necessárias para alavancar o seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais informações pelo telefone (11) 3062-3000 ou pelo e-mail taticca@taticca.com.br